O TCC é desenvolvido pela Sara, enfermeira egressa da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O trabalho de Conclusão de curso desenvolvido pela enfermeira egressa da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Sara Adriely Loures do Couto em parceria com a professora Teresinha Cícera Teodora Viana, foi referência na Nigéria, país localizado no continente Africano.
Segundo a docente, elas foram convidadas a colaborar com os estudantes do Departamento de Cinética Humana e Educação em Saúde, da Universidade de Port Harcourt, na Nigéria, sobre o tema Reanimação Cardiopulmonar.
Sara defendeu o TCC e logo em seguida realizou a publicação em inglês, no qual os estudantes nigerianos puderam ter acesso ao estudo. “Saber que outras pessoas estão se interessando por esse tema é muito gratificante, pois isso mostra que eles estão se preparando e estudando mais. Trabalhar em uma Unidade de Terapia Intensiva com crianças exige mais dedicação, porque têm suas particularidades. Quando eu fui fazer o trabalho foi bem difícil encontrar material sobre o assunto, já que não temos uma estatística dentro da UTI sobre quantas crianças, por exemplo, ou quantos pacientes de um modo geral morrem em uma parada cardiorrespiratória”, declarou a enfermeira Sara.
Certificado
Após os contatos e trocas de experiências científicas realizadas com o trabalho dos acadêmicos nigerianos, a professora Teresinha foi certificada pela excelente contribuição com a comunidade academica do país.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!