TCE-RO divulga Índice de Efetividade de Gestão dos Municípios

Todos os 52 municípios participaram do levantamento.

TCE-RO divulga Índice de Efetividade de Gestão dos Municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) coordenou os trabalhos relativos ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), levantamento realizado nacionalmente e que busca mensurar a qualidade das políticas e atividades dos municípios brasileiros, nas dimensões educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. 

São apuradas a qualidade dos gastos públicos e dos investimentos realizados e a efetividade das políticas públicas, além de feita a mensuração dos serviços prestados ao cidadão.

Os dados relativos ao IEGM Brasil estão disponíveis ao público em geral na página do Instituto Rui Barbosa (neste link: http://iegm.irbcontas.org.br/), entidade de estudo e pesquisa dos Tribunais de Contas. O Índice foi concebido em 2014 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e expandido aos demais TCs com apoio do IRB.

Rondônia


Em Rondônia, os dados referentes ao IEGM 2017 foram sistematizados pelo TCE-RO, envolvendo servidores das áreas de Planejamento, Tecnologia da Informação e Controle Externo, a partir de informações autodeclaradas pelos municípios no período de março a abril.

O Tribunal de Contas também realizou validação em parte dos municípios, a fim de verificar a correspondência entre as respostas apresentadas eletronicamente e a realidade encontrada de modo presencial (tomando-se como referência o ano de 2016).

Os resultados foram consolidados e apresentados, inicialmente, à Alta Direção da Corte e também para autoridades estaduais, gestores e técnicos municipais durante o 3º Encontro Técnico de Implantação do Profaz, em Ji-Paraná, encerrado na última sexta-feira (10).

De acordo com os dados divulgados, todos os 52 municípios participaram do levantamento. Na consolidação dos sete indicadores setoriais, evidenciou-se que 4 municípios possuem gestão pública considerada “efetiva”, enquanto 10 foram considerados “em fase de adequação” e 34 com “baixo nível de adequação”.

No geral, Rondônia obteve índice de 0,48, o que significa que mais de 50% dos municípios estão na faixa C, com baixo nível de adequação, abaixo, portanto, da média nacional (faixa C+, em fase de adequação), mas ainda com oportunidades de melhoria da gestão.

O IEGM serve tanto aos prefeitos, vereadores e técnicos municipais quanto aos cidadãos, pois possibilita a aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento, favorecendo o controle social. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS