Projeto soma a média de 1600 atendimentos mensais, com média de 80 por dia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com seis mil atendimentos médicos desde que foi implantado, em julho desse ano, pela Secretaria Municipal de Súde (Semusa) na unidade de saúde Maurício Bustani, o Plantão Corujão está sendo ampliado. Desde segunda-feira (7) a população da capital passou a contar também com atendimento de dois odontólogos, além de todo tipo de vacina para crianças. O plantão funciona das 19h à meia-noite.
Com o objetivo de desafogar os atendimentos nas unidades de pronto atendimento (UPA) durante o período noturno, que concentra um pico maior de procura pela população, o projeto-piloto já soma uma média de 1.600 atendimentos mensais. São quatro consultórios com cerca de 80 atendimentos ambulatoriais por dia.
A maior procura, é por quem mora na região norte da cidade, que somam 44% desses atendimentos e 38% são da zona leste. 65% de quem procura a unidade durante a noite são mulheres e os outros 35% são homens.
O secretário de saúde Orlando Ramires ressalta a importância do serviço, que garante mais acesso a população carente e ajuda a desafogar nos horários de pico unidades como a policlínica Ana Adelaíde.
Ramires lembra que desde agosto já está disponível também no plantão Corujão os medicamentos da atenção básica e a regulação, ou seja, o encaminhamento para consultas especializadas. O Maurício Bustani fica na avenida Jorge Teixeira nº 1989, bairro liberdade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!