A Operação Lei Seca (OLS) realizada neste último final de semana em Vilhena resultou em 22 autuações por embriaguez ao volante e nove pessoas detidas por crime, quando o teste é superior a 0,34 mg no bafômetro (etilômetro). A operação é promovida pelo Detran-RO continuamente em todo Estado, em parceria com as polícias Militar e Civil e Rodoviária Federal.
Na madrugada do sábado (05), a operação ocorreu na avenida Marques Henrique, na esquina com a avenida Major Amarantes. Foram abordados 58 condutores, dos quais dez a apresentaram resultado positivo. Destes, quatro foram flagranteados por crime de embriaguez ao volante, e encaminhados à Unisp.
Uma caminhonete F250 que faria animação em um evento em uma conhecida chácara da cidade foi removida ao pátio da Ciretran por irregularidades. Houve um principio de tumulto e uma pessoa foi conduzida a Delegacia por desacato a autoridade. Uma determinação judicial concedeu aos proprietários a utilização do veículo na festa, desde que se responsabilizassem em retornar com a picape logo após o evento.
No domingo (06), a OLS foi realizada na Rua Getúlio Vargas, quando 12 foram autuados por testes positivos no etilômetro. Cinco pessoas foram encaminhadas à Unisp por constatação de crime de embriaguez na direção. Uma condutora tentou simular o teste chupando a boquilha (bico) do aparelho ao invés de assoprar. Mesmo advertida por várias vezes a condutora continuou com a encenação e foi conduzida da Delegacia de Polícia em virtude do seu visível estado de embriaguez.
De acordo com o coordenador da equipe de fiscalização, Felipe Braga, as ações contínuas em Vilhena são efetivas no cumprimento da Lei e da segurança pública e o número de condutores embriagados vem diminuindo a cada operação. Além disso, segundo ele, o vilhenense está cada vez mais adotando o esquema do "motorista da rodada", principalmente entre os jovens.