MFM Soluções Ambientais firma parceria com unir para estudar Biogás
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O projeto considerado relevante para a região está sendo desenvolvido pela iniciativa do acadêmico de Engenharia de Produção da UNIR, Campus Cacoal, Caíque Santana Pereira sob orientação dos professores da instituição M. e André Grecco Carvalho e M.a Graziela Luiz Franco Martinez
Durante o desenvolvimento do projeto será realizado o estudo científico para determinar o potencial produtivo de metano no aterro, e a análise de viabilidade econômica da implantação de usina termoelétrica tendo como matéria-prima o próprio biogás gerado.
Composição do Biogás de Aterro:
Um aterro de resíduos sólidos pode ser considerado como um reator biológico onde as principais entradas são os resíduos e a água, originários de RSU (resíduo sólido urbano), tendo como produtos após o processo de biodigestão anaeróbica, o biogás, e o chorume. O biogás é formado por vários componentes, entre os principais o metano e o dióxido de carbono, que chegam a constituir aproximadamente 90% do gás de aterro.
Objetivo do projeto em parceria com a Universidade Federal de Rondônia é analisar o aproveitamento energético do biogás produzido pelo aterro da empresa MFM Soluções Ambientais em uma forma de energia útil. Esta energia pode ser obtida por meio de uso de turbinas a gás, motores de ciclo Otto ou caldeiras. Independente do uso final do biogás, deve-se projetar um sistema de coleta, tratamento, que incluem poços de coleta, sistema de condução, remoção de umidade e impurezas do gás.
MFM soluções ambientais
Aterros sanitários em Cacoal e Vilhena, breve em Ji-Paraná, as melhores práticas para a disposição final dos resíduos sólidos.
Texto e Fonte: Aroldo Tavares
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!