A operação foi desencadeada pela Polícia Civil.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O servidor Valnir Gonzaga de Leles Junior, conhecido como Valnir do Idaron, foi demitido do serviço público por envolvimento em esquema de clonagem no Detran-RO. Ele acionou a Justiça para retornar ao cargo.
Em março do ano passado Valnir foi preso na Operação Clone, juntamente com outras 24 pessoas, acusado de pertencer a uma organização criminosa que atuava no ramo de furtos e roubos de carros financiados e clonagem de documentação de veículos no Detran. A operação foi desencadeada pela Polícia Civil.
Operação Hidra
Em 2013, Valnir foi preso pela Polícia Polícia Civil com outras 40 pessoas envolvidas no esquema de fraude de multas, no Detran, durante a Operação Hidra de Lerna. De acordo com as informações divulgadas pela polícia na época, Valnir era responsável, utilizando intermediários e servidores do Detran, por alterações irregulares de veículos e baixa de multas no sistema Renavam.
O grupo agia com a ajuda de servidores comissionados e tinha ramificação em Jaru (RO), Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre.
As CNHs passavam por um processo químico, a base de acetona, e com isso eram facilmente fraudadas. Elas eram repassadas a despachantes que depois as comercializavam.
O ato em que consta a demissão do servidor foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 23/10.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!