Audiências sobre governança climática norteiam legislação ambiental

Temas como valoração e valorização ambiental foram apresentadas na consulta pública em Ji-Paraná.

Audiências sobre governança climática norteiam legislação ambiental

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A consulta pública realizada na segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Ji-Paraná, vai servir como norteador para a implantação de legislação ambiental em Rondônia. A pauta foi discutida entre técnicos do setor, ambientalistas, produtores rurais da agricultura familiar, empresários do agronegócio, estudantes, comunidades indígenas, políticos e gestores municipais.

Temas como valoração e valorização ambiental foram apresentadas na consulta pública em Ji-Paraná.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), tem a proposição de mudança de paradigma na legislação ambiental. Outras consultas públicas já foram realizadas este mês em São Francisco do Guaporé, Rolim de Moura e Vilhena. As próximas discussões sobre a governança climática ambiental acontecem em Guajará-Mirim e Porto Velho, respectivamente, ainda em setembro.

Em cada cidade a sociedade participante opina sobre a legislação ambiental proposta. Ao final das apresentações e discussões, as anotações serão compiladas para a formalização oficial do documento que será encaminhado á Assembleia Legislativa para votação.

Na consulta pública, o gestor ambiental Marcelo Ferronato, fez a apresentação da propositura e, em seguida, formou cinco grupos distribuídos por categoria para colher as sugestões. Participaram representantes da agricultura familiar; extrativistas; agronegócio; indústria, comércio e transportes; e povos indígenas.

“O governo une forças com a sociedade e gestores públicos para o alcance ambiental. Só as espécies vegetais são capazes de absorver o carbono no mundo”, disse o secretário adjunto da Sedam, Francisco Sales, na abertura da consulta pública em Ji-Paraná, ressaltando que “a proposta tem o interesse de todos os envolvidos”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS