Ação busca melhorar as práticas para auxiliar os membros na deliberação.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Membros de diversas áreas de atuação de Porto Velho participaram da capacitação sobre governança corporativa no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero). Promovida pela Universidade Corporativa Sebrae (UCSebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a ação vai proporcionar, com o modelo dado no Sebrae, uma melhor atuação dos conselheiros em relação às práticas de governança corporativa tradicional.
Samuel Almeida, diretor-técnico do Sebrae em Rondônia, acredita que as instituições que promovem o desenvolvimento precisam estar alinhadas com o novo posicionamento que o país tem exigido, com mais transparência, resultados e efetividade no uso dos recursos que são gerenciados e precisam ser devolvidos para a sociedade. “Esse evento vai proporcionar um novo ambiente em que o sistema Sebrae se movimentará como modelo de gestão pública de referência.
Nós precisamos assegurar e transparecer para população que a aplicação dos recursos está sendo contributiva para o desenvolvimento das pequenas empresas do estado e do Brasil” Concluiu.
Desde o ano passado, essa é a décima terceira turma de conselheiros de todas as unidades do Sebrae pelo país a receber o recurso. Segundo Raíssa Sampaio, da UCSebrae, “o curso é para que a gente trabalhe no conselho de Rondônia sugerindo novas e melhores práticas para a governança corporativa. Isso valoriza os conselheiros, que são os principais atores do funcionamento do sistema Sebrae”, explicou.
Um dos participantes da capacitação foi Ari Ott, reitor da Universidade Federal de Rondônia, que frisou a satisfação por mais uma iniciativa do Sebrae. “Nós aprendemos recentemente que as corporações são governadas por conselhos, e a tendência é que o conselheiro se sinta pouco responsável pela instituição. Esse curso pretende nos mostrar exatamente o contrário disso: em corporações governadas por conselhos, a responsabilidade do conselho é exatamente a responsabilidade do presidente”, exclamou.
A atividade foi ministrada pelo especialista Arthur Neves, que abordou temas como melhores práticas de governança, ética e o papel do conselho. “Cada vez mais o Sebrae tem essa capacidade de unir estados em torno de projetos únicos. A governança corporativa é um tema atual no país, pois a clareza nas instituições, as promessas orçamentárias e estratégicas e o cumprimento das missões devem ser compartilhados com a população”, concluiu Arthur.
Para mais informações sobre essa ou outras soluções do Sebrae, acesse www.sebrae.ro ou ligue 0800 570 0800
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!