CIDADE MAIS VERDE: Prefeitura lança programa de arborização na capital

Plantio iniciou pelo conjunto Cristal da Calama onde serão plantadas três mil mudas

CIDADE MAIS VERDE: Prefeitura lança programa de arborização na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, lançou na última quinta-feira, 21, data alusiva ao “Dia da Árvore”, o maior programa de arborização da região, o “Cidade Mais Verde”. Coordenado pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) o programa visa o plantio de 250 mil árvores na capital de Rondônia.
 
A previsão é de que sejam plantadas 100 mil árvores na área urbana da cidade e mais 150 mil na zona rural, que serão disponibilizadas aos agricultores para serem utilizadas na recuperação de áreas degradadas. O plantio iniciou pelo conjunto residencial “Cristal da Calama” onde serão plantadas três mil mudas, sendo que 600 foram plantadas durante o lançamento do programa.
 
O número de mudas disponibilizadas ao conjunto levou em conta o quantitativo de unidades habitacionais existentes no residencial (2.641 casas). “Os moradores receberão suas mudas na solenidade de entrega das chaves dos imóveis. Eles ficarão responsável em cuidar dessas mudas”, explicou o secretário Robson Damasceno, da Sema.
 
Os próximos conjuntos residenciais a serem atendidos pelo Cidade Mais Verde são o Porto Madeiro I, II, III e IV, condomínios gerenciados pela Prefeitura de Porto Velho e que também serão arborizados pelo município. Nos quatro residenciais serão plantadas 6,8 mil mudas. “Serão mil e setecentos em cada um deles”, adiantou o secretário.
 
Ao se pronunciar sobre o programa, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, afirmou que o crescimento desordenado das cidades tem comprometido a qualidade de vida dos seus habitantes, com o distanciamento do homem da natureza e a ausência desta em meio à paisagem edificada, uma realidade de Porto Velho também, apesar de a cidade pertencer a um dos estados que compõem a região da Amazônia,

“Percebe-se claramente isso quando se anda pelas ruas da cidade. São muito poucas árvores plantadas e a arborização abundante, é fundamental para se ter uma melhor qualidade de vida. Esse quadro precisa mudar e é isso que estamos fazendo com o lançamento desse programa, com o qual queremos também envolver a população, porque sem a participação popular, não vamos atingir o objetivo esperado”, disse.

Hildon também fez questão de lembrar que a arborização urbana proporciona inúmeros benefícios à cidade, como ambientais, estéticos, sociais, econômicos. Dentre os aspectos ambientais, o prefeito citou o papel importante na melhoria das condições climáticas, proporcionando conforto ambiental. “Porto Velho precisa se adequar e incorporar na sua gestão ambiental projetos ou programas de arborização para obtenção de um ambiente urbano mais agradável”, frisou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS