Governo lança Programa de Segurança Pública nesta quinta-feira

O programa envolve 15 componentes e cerca de 20 projetos e ações

Governo lança Programa de Segurança Pública nesta quinta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governador Confúcio Moura lança nesta quinta-feira, 21, às 16 horas, no auditório do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, o Programa Rondônia Segura. O programa apresenta um novo conceito de segurança pública, envolvendo 15 componentes e cerca de 20 projetos e ações, algumas em curso e outras em implantação, com a meta de reduzir a criminalidade e a violência com atuação integrada e transversal de órgãos públicos do estado, municípios e comunidade.

O Programa Rondônia Segura envolveu a capacitação de mais de 300 agentes de segurança em todo o estado, e contou com a  participação de membros do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, prefeituras e sociedade civil organizada.

“Fomos estudando, discutindo e debatendo formas diferentes de olhar o problema, de fazer segurança no bairro, na escola, na cidade, no transito”, declarou o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Lioberto Caetano de Souza.

“Se formos cuidar apenas dos índices de violência, na parte da resposta, usaremos apenas a polícia. É uma ação direta na resposta, funciona, mas por um certo tempo, porém não resolve a médio e longo prazo, afirma.

Comissão

O programa conta com uma comissão permanente formada por 15 pessoas, sob supervisão da Sesdec e secretaria-executiva da Governadoria. Após todos os estudos e debates, a comissão chegou a dez pontos de alavancagem do tema.

Os dez pontos são: recursos para a segurança pública; participação da comunidade; gestão integrativa; cultura integrativa, reinvenção da formação dos agentes de segurança; inteligência, tecnologia e know-how de ponta; reinvenção do modelo de organização e operação; reinvenção do modelo de decisão e uso de poder; reinvenção institucional e da legislação pertinente e  reinvenção do controle sobre a fronteira.

Orgulho do Madeira

O secretário Lioberto Caetano afirmou que a transversalidade já está sendo realizada, por exemplo, no Orgulho do Madeira, o maior condomínio popular para pessoas de baixa renda, que tem mais de 3 mil moradores, em Porto Velho.  Desenvolvem ações na região do condomínio, na zona leste, bairro Mariana, a Secretaria de Assistência Social (Seas); a Superintendência de Políticas contra Drogas (Sepoad); Polícia Civil; Corpo de Bombeiros e outras secretarias e subsecretarias.

Os componentes que marcam o programa são:

*Estrutura para segurança;

*Recursos para segurança;

*Tecnologia para segurança;

* Segurança para as pessoas;

* Segurança para morar

* Segurança para estudar

*Segurança para transitar

* Segurança para visitar

* Segurança para empreender

* Segurança para a sustentabildaide

*Segurança para recomeçar – Socioeducativo e sistema penitenciário

*Articulação institucional

*Comunicação

*Gestão e Governança do programa Rondônia Segura

No componente de recursos, está prevista a criação do Fundo de Inovação e Gestão Integrativa em Segurança Pública (FunSEG). Outra inovação é a criação da Fundação de Socioeducação (Fase) para atender os objetivos do componente que trata das ações socioeducativas. O projeto Municípios Mais Pacíficos é uma das ações previstas na componente articulação institucional, com meta de atuar na prevenção e combate à violência.

O Big Data, uma plataforma digital para gestão da informação orientada para a inteligência estratégica, e o videomonitoramento são dois projetos do componente tecnologia para segurança, cuja execução já foi iniciada.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS