RAMAL MARAVILHA: Famílias correm risco de sofrer desocupação

O desembargador Renato Mimesi negou o pedido de suspensão da decisão feita pelos invasores.

RAMAL MARAVILHA: Famílias correm risco de sofrer desocupação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pelo menos duzentas famílias que residem na Gleba Ramal Maravilha, localizado na margem do rio Madeira, próximo à BR-319, em Porto Velho, correm o risco de sofrerem um processo de desocupação por ordem da Justiça. A área pertence ao Estado de Rondônia que já requereu e ganhou a manutenção da posse em primeira e segunda instância. O processo tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública.

A decisão da segunda instância saiu na terça-feira, 12/09. Na sentença, o desembargador Renato Mimesi negou o pedido de suspensão da decisão feita pelos invasores, mantendo inalterado o parecer de primeira instância. Os moradores ainda podem recorrer da decisão em instâncias superiores.

Na decisão de primeira instância, a Justiça levou em consideração o fato de o local não existir rede de abastecimento de água, energia ou qualquer outro tipo de serviço público, não havendo condições mínimas de habitação. O que há, segundo o juízo, é a perturbação da área por uma minoria de famílias que pagam R$ 50 de taxa para viverem acampados debaixo de lonas.

Outorga

Segundo o Governo, o antigo dono vendeu a área para o Estado, mas negou-se a outorgar a escritura pública, obrigando o ente público a entrar com uma ação de adjudicação compulsória. Enquanto não se resolve a questão definitiva, a área é alvo diário de invasões e turbações, inclusive de ilícitos como crimes contra a fauna e flora, além de queimadas.

Recurso

 No recurso, a Associação de Moradores e outras famílias que residem no local  alegaram em juízo que são pessoas simples, vítimas do infortúnio do desemprego, da omissão do Estado na qualificação, educação e da política de moradia que o excluem socioeconomicamente da vida social.

Confira A decisão na íntegra: 0801752-92.2017.8.22.0000

FONTE E TEXTO: Rondoniaovivo 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS