OAB de Comodoro cobra ações e deflagra campanha
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O problema das drogas, que já provocou chacina em Cabixi, aterroriza Cerejeiras e atinge até pões de fazenda em Chupinguaia, onde a dependência do crack já assusta, também está por trás da onda de execuções em Vilhena. E tal flagelo já cruzou a divisa de Rondônia, atingindo de forma igualmente dramática a cidade de Comodoro (MT), a 110 km de Vilhena.
Diante dos efeitos devastadores dos entorpecentes no pequeno município agrícola com cerca de 20 mil habitantes, a OAB está se mobilizando e cobrando ações governamentais para enfrentar a situação.
Localizada a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Bolívia, a região vem sofrendo com a crescente disseminação do uso de drogas. De acordo com o presidente da subseção de Comodoro da OAB-MT, Ronie Jacir Thomazi, os municípios estão à mercê do consumo, do tráfico e do transporte de drogas ilícitas.
PREVENÇÃO
Além do pedido de reforço nas ações de Segurança Pública, a OAB Comodoro está encabeçando uma campanha de prevenção às drogas voltada para os jovens da região.
Conforme o conselheiro estadual Élbio Gonzalez, juntamente com o Lions Clube e a Maçonaria, deverá ser desenvolvido um programa que visa apresentar aos jovens o conhecimento acerca dos malefícios provocados pelas drogas. A proposta é que o programa Lions Quest seja realizado nas salas de aula, envolvendo as famílias dos adolescentes, como forma de prevenir e tirá-los do mundo das drogas.
Ele ainda explica que o próximo passo será buscar apoio junto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público de Mato Grosso para aplicação de recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) em ações na região.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!