Prefeito Hildon esteve pela primeira vez em Calama, distrito ribeirinho mais distante de Porto Velho no Baixo Madeira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O prefeito Hildon Chaves aproveitou a final do Concurso de Musa do 26º Campeonato Interdistrital de Vôlei e Futebol Masculino e Feminino para conhecer, na sexta-feira (25), o distrito de Calama, o mais distante da sede da capital na região do Baixo Madeira, a 180 quilômetros com, acesso pelo município de Humaitá (AM), ou cerca de três a quatro horas de navegação em ‘voadeira’, dependendo do motor.
O prefeito, acompanhado da primeira-dama, Ieda Chaves, do deputado federal Expedito Netto e do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Carvalho, além de assessores, optou pela viagem pelo município amazonense, para ganhar tempo. No entanto, ao chegar a Humaitá a comitiva foi recebida por um verdadeiro temporal que tornou revoltas as barrentas águas do rio Madeira.
Desaconselhado pela Defesa Civil a seguir viagem em condições climáticas adversas, Hildon se viu obrigado a aguardar até que a chuva passasse e as águas se acalmassem. Devido ao contratempo, o prefeito se atrasou e chegou ao distrito já a noite. Mesmo assim, o prefeito que quando candidato não encontrou tempo na agenda para visitar o distrito, foi recebido com grande festa pelos moradores.
Mais da metade dos cerca de 3,5 mil moradores do centro urbano de Calama e de comunidades ribeirinhas vizinhas que lotaram as arquibancadas do campo de futebol local, aplaudiram entusiasmados a presença do prefeito que muitos não conheciam pessoalmente. O administrador do distrito, Lagenilson Pinto da Silva, o “Abelha”, relatou ao prefeito sobre as condições de infraestrutura e disse que, além da comunidade local, por ser o distrito com maior porte, Calama atende moradores de toda a região.
Na localidade há médico residente do programa Mais Médicos e a educação está entre as melhores de toda a rede municipal, inclusive entre as escolas da sede da capital, Porto Velho. A reclamação encontrada foi basicamente com relação à falta de ‘ambulancha’, embarcação que atende aos casos mais graves de doenças, que precisam de intervenção especializada em Porto Velho, porém o prefeito determinou a disponibilização de uma voadeira, como motor de 90hp, que ficou na localidade à disposição da comunidade.
CONCURSO
Nove garotas disputaram a segunda fase do título de Musa, ficando vencedora a concorrente do distrito de Nazaré, Caroline Silva Tavares, com a representante de Calama, Letícia Santana Lopes na segunda colocação e Thifani Pereira Nobre, de São Carlos, na terceira posição. A vencedora ganhou uma bolsa de estudos universitários oferecidos pela Uninter e a segunda uma passagem aérea para qualquer lugar do Brasil.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!