Em agosto, 625 beneficiários deverão fazer o recadastramento, sendo 484 aposentados e 141 pensionistas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Rondônia está convocando os aposentados e pensionistas nascidos no mês de agosto para atualização os dados cadastrais. É o Censo Previdenciário iniciado em janeiro e que mês a mês vem fazendo o chamamento dos beneficiários para regularização do cadastro.
O Censo Previdenciário é obrigatório para todos os aposentados e pensionistas e deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário. Para a regularização, basta o beneficiário acessar no Portal do governo o seguinte endereço: http://www.rondonia.ro.gov.br/iperon e entrar com o número do CPF e data de nascimento.
Em agosto, 625 beneficiários deverão fazer o recadastramento, sendo 484 aposentados e 141 pensionistas. A falta da regularização implica no bloqueio do provento no mês seguinte. “Pensionistas e aposentados nascidos em julho e que ainda não fizeram o recadastramento devem fazê-lo o mais rápido possível”, alerta a diretora de Previdência Universa Lagos.
Além do atendimento online, aposentados e pensionistas podem responder ao Censo Previdenciário no próprio Instituto, em Porto Velho, ou nas regionais, localizadas nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim, sempre no horário das 7h30 às 13h30. Não é necessária a apresentação de fotocópias dos documentos. Quem fizer o procedimento online, está obrigado a encaminhar ao Iperon, no prazo de até 15 dias, a Declaração de Vida e Residência com firma reconhecida por autenticidade em cartório.
O aposentado ou pensionista residente fora da capital, e que encontrar-se acometido de moléstia grave, estiver internado em unidade hospitalar ou impossibilitado de locomover-se, deverá realizar o recenseamento na modalidade online.
Para quem é residente em Porto Velho e estiver na mesma condição, pode enviar um representante munido de laudo médico circunstanciado, a fim de que o Iperon designe assistente social ou outro servidor habilitado, o qual atestará a prova de vida in loco.
Na modalidade presencial, o recenseamento será realizado mediante a apresentação dos seguintes documentos originais:
Para os Aposentados: documento de identificação com foto, certidão de casamento atualizada ou escritura pública de união estável, emitida em cartório, Cadastro de Pessoa Física – CPF/MF, comprovante de residência atualizado ou declaração de endereço com firma reconhecida em cartório, contracheque atualizado e cartão do PASEP/PIS/NIT.
Para os Pensionistas: documento de identificação com foto ou certidão de nascimento (na ausência do documento de identificação), Cadastro de Pessoa Física – CPF/MF, inclusive quando menor de idade, comprovante de residência atualizado ou declaração de endereço com firma reconhecida em cartório, contracheque atualizado. No caso de pensionista, o recenseamento será feito individualmente, mesmo quando o beneficiário for menor de idade. Se o aposentado ou pensionista for assistido ou representado judicialmente, o tutor, curador ou guardião deverá apresentar documento de identificação com foto, CPF e o documento de curatela, tutela ou guarda judicial.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!