MP dá prazo para que município apresente projeto de arborização

Presidida pelo Promotor de Justiça Fernando Henrique Berbert Fontes, a reunião teve como objetivo discutir questões afetas ao meio ambiente, estabelecendo soluções junto aos setores responsáveis.

MP dá prazo para que município apresente projeto de arborização

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia concedeu um prazo de 40 dias para que o Município de Alvorada do Oeste apresente um projeto de arborização da cidade. A medida é resultado de reunião realizada na última quarta-feira (26/07), entre o integrante do MP e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em que também foram definidas providências relacionadas à recuperação do entorno do Igarapé Jaçanã e fiscalização de queimadas.

Presidida pelo Promotor de Justiça Fernando Henrique Berbert Fontes, a reunião teve como objetivo discutir questões afetas ao meio ambiente, estabelecendo soluções junto aos setores responsáveis.

No encontro, o Integrante do Ministério Público requisitou esforços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Urbanismo para apresentação de projeto de urbanização, no prazo de 40 dias, com cronograma, prevendo trabalho inicial consistente no plantio experimental, em no mínimo duas ruas/avenidas da cidade, e ações voltadas para a conscientização.

Na ocasião, foi definido que o projeto de arborização contará com o apoio do Ministério Público que, conforme pontuou o Promotor de Justiça, vem realizando acordos de transação penal, nos quais propõe a pessoas físicas jurídicas flagradas cometendo crimes ambientais, considerados de menor potencial ofensivo, a composição civil dos danos, consistente em investimento nas ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Urbanismo para prevenção de desmatamento e recuperação das áreas que sofreram danos ambientais, a exemplo de entrega de mudas para plantio.

Sobre a recuperação do entorno do Igarapé Jaçanã, outro ponto da pauta, foi estabelecido que a região receberá ações de arborização, enquanto não for possível realizar medidas de desocupação dos moradores e canalização.

Conforme decidido, os setores responsáveis deverão fazer a identificação de terrenos baldios cobertos por matagal, procedendo a notificação dos proprietários. Também deverão ser adotadas medidas para responsabilização de autores de queimadas, lavratura de autos de infração e aplicação de multas.

Participaram da reunião, representantes das Secretarias Municipais de Meio ambiente; Urbanismo e Turismo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS