O governo itinerante ocorreu no Centro Cultural Rangel da Silva com a participação direta de técnicos estaduais e municipais, populares, políticos e representantes de quatro etnias indígenas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador Confúcio Moura autorizou nesta quinta-feira (13) diversas ações de infraestrutura e nas áreas de saúde, educação, agricultura, assistência social, segurança e indígena em favor do município de Espigão do Oeste. A declaração ocorreu na ação itinerante do governo com o Poder Executivo local em reunião técnica em que o município apresenta ao governo as demandas mais urgentes.
O governo itinerante ocorreu no Centro Cultural Rangel da Silva com a participação direta de técnicos estaduais e municipais, populares, políticos e representantes de quatro etnias indígenas. Na ação, as respostas das reivindicações são conhecidas imediatamente. “Nesta conversa entre os técnicos é que vamos ajudar mais o município”, disse o governador, referindo ao funcionamento da ação itinerante.
A recuperação asfáltica dos 20 quilômetros da estrada RO-387, a pavimentação asfáltica de 10 quilômetros da rodovia do Calcário e mais a duplicação do trecho de 2 quilômetros entre o parque de exposições e o pórtico na chegada da cidade abriram a lista de pedidos da administração municipal de Espigão D’Oeste. As solicitações foram acatadas pelo governo.
“A partir de agosto iniciaremos a recuperação da RO-387 com asfalto usinado a quente e aplicação de microrrevestimento, que garante maior resistência da estrada”, disse o diretor-geral do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, respeitando ordens do governador Confúcio Moura no atendimento às reivindicações. As demais obras de asfaltamento seguem no cronograma do DER. “Já está homologado R$ 144 mil para construção de galerias em Espigão”, anunciou Ezequiel Neiva.
Na área da saúde, o governo vai entregar três ambulâncias, capacitar técnicos municipais e promover ajustes para a implantação da sala amarela no hospital municipal – a sala amarela é um local aonde são atendidos os pacientes com potencial de risco à saúde e alto grau de sofrimento. “Em breve vamos promover um mutirão para realização de cirurgia de catarata em todo o estado”, disse o governador Confúcio Moura.
Ao setor produtivo, o governo vai equipar a secretaria municipal de agricultura com 4 tratores, 4 carretas, 4 grades, 4 tanques de leite, 1 trator, 1 caminhão de câmara fria, mais mil toneladas de calcário. “O governo quer comprar também a produção de peixe e outros alimentos da agricultura familiar para abastecer a rede pública escolar e hospitalar de Porto Velho”, antecipou a secretária adjunta da Agricultura, Mary Braganhol. A produção anual de peixe é de 300 toneladas. “Nossa meta é elevar para mil toneladas em 2018”, disse o secretário municipal de agricultura, Adriano Fernandes, que acompanha a produtividade de piscicultura em 91 propriedades.
“As escolas da rede municipal serão climatizadas, vamos entregar dois ônibus, capacitar servidores e melhorar o repasse para o transporte escolar”, disse o secretário estadual de educação Márcio Félix, atendendo ao pleito do secretário municipal de educação, Manfred Saibel.
Lideranças indígenas das etnias Cinta Larga, Suruí, Karitiana e Apurinã também se reuniram com o governador Confúcio Moura. Os representantes dos grupos étnicos pediram capacitação em associativismo e cooperativismo. O objetivo é ampliar e fomentar de maneira organizada a exploração da castanha, minérios e madeiras. O governador Confúcio Moura declarou o apoio e esclareceu que sobre exploração de diamantes a competência é do governo federal.
“Foi uma reunião bastante democrática e com os pleitos encaminhados. Essa repartição de forças dá o movimento que a cidade precisa. Estamos muito agradecidos ao governo de Rondônia”, declarou o prefeito Nilton Caetano, numa prévia avaliação do encontro de técnicos do governo e do município na resolução das demandas do município.
No encontro, o governador contou com o apoio dos vereadores locais e dos deputados estaduais Maurão de Carvalho, Só na Benção e Cleiton Roque, que se prontificaram a liberar emendas parlamentares ao atendimento das reivindicações urgentes de Espigão D’Oeste.
Ao deputado Cleiton Roque coube a responsabilidade de viabilizar emenda para aquisição de ônibus para o transporte de idosos da secretaria municipal de Assistência Social. Ao final do encontro técnico, o governador Confúcio anunciou a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade.
Os secretários estaduais Márcio Félix (Educação), Mary Braganhol (Agricultura), Ezequiel Neiva (DER) e a diretora-executiva Maria do Socorro Rodrigues (Saúde) participaram do encontro técnico.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!