Arraiais populares têm o apoio da Funcultural

Todo esse apoio faz parte do planejamento iniciado há alguns meses, e teve seu pontapé com o 1º Arraial Municipal logo no segundo dia do período junino, evento que reuniu mais de 1.500 pessoas no Mercado Cultural.

Arraiais populares têm o apoio da Funcultural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, via Fundação Cultural de Porto Velho, vem apoiando desde o início do mês de junho dezenas de arraiais espalhados pela Capital e Distritos. “São festas tradicionais, comunitárias e até da rede municipal de ensino, que contam com a estrutura de palco, som e iluminação fornecida pela Fundação como forma de incentivo para a realização de seus festejos juninos”, explica o presidente Ocampo Fernandes.

Todo esse apoio faz parte do planejamento iniciado há alguns meses, e teve seu pontapé com o 1º Arraial Municipal logo no segundo dia do período junino, evento que reuniu mais de 1.500 pessoas no Mercado Cultural. O mês de junho é considerado o mais movimentado do ano culturalmente, pois é quando se espalham eventos por diversos bairros de Porto Velho, seja em movimentos de associações, escolas, assim como também em grandes e pequenas instituições do setor público. “A procura por meio de projetos foi muito grande para a Funcultural e nós buscamos atender a maioria dos arraiais, os comunitários, os considerados tradicionais, como o Flor do Cacto na Zona Sul,  o “Vô tá na Roça”, promovido pela Casa do ancião, o Arraial do Coroné, promovido pelo Colégio Tiradentes, e até o considerado maior da região, “Flôr do Maracujá”, conta Jória Lima, Secretária Executiva.

De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento e Cultura da pasta, os trabalhos ganharam uma intensidade muito grande este ano, pois a demanda de solicitação de apoio aumentou e se expandiu por distritos e pequenas localidades, com os festejos de comunidades tradicionais como São Carlos e de Nazaré, no baixo madeira, o Arraial da Comunidade do Sertão, da UNIR, paróquias e escolas, conclui Altair Santos, o Tatá, integrante do quadro de diretores da Funcultural.

Leis de Incentivo à Cultura

Ocampo Fernandes ressalta ainda que a Funcultural não tem se limitado somente a atender eventos, e está finalizando os textos de implantação e regulamentação da Lei de Cultura e criação do Fundo Municipal de Cultura, Lei do Patrimônio (tombamento e outros) junto ao chefe do executivo, prefeito Hildon Chaves, e o legislativo municipal, junto aos vereadores que militam na área cultural. “Nossa grande missão é essa, fomentar a cultura através de leis de incentivo que beneficiem o produto e o produtor cultural local e, consequentemente, melhorar o padrão qualitativo dessas produções.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS