O recadastramento pode ser feito online ou de forma presencial
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Rondônia (IPERON), nascidos no mês de julho, devem estar atentos ao Censo Previdenciário que acontece até o próximo dia 31, das 7h30 às 13h30. Trata-se de um recadastramento que pode ser feito via online, pelo portal do IPERON ou de forma presencial, se dirigindo à sede do IPERON em Porto Velho ou a uma das unidades instaladas nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
Quem optar pela modalidade online deve enviar as declarações de Vida e de Residência, com firma reconhecida e autenticada em cartório, via Correios para a sede do Instituto, no prazo de 15 dias após efetuar o recadastro no site.
Para os que se encontram doentes ou impossibilitados de se locomover, o IPERON orienta que seja encaminhado, por meio de representante, o laudo médico circunstanciado, para que a partir daí seja providenciado um servidor do serviço social, que se deslocará aonde se encontra o beneficiário para atestar a prova de vida, e no prazo de 15 dias ser feito o recadastramento no Instituto.
O IPERON alerta que o não comparecimento do beneficiário implicará na suspensão do pagamento da pensão ou aposentadoria, que somente será regularizada após o comparecimento do interessado na sede ou nas regionais.
DOCUMENTOS
Os documentos necessários para os pensionistas são a identidade ou Certidão de Nascimento, CPF – inclusive para os menores de idade; comprovante de residência atualizado ou declaração de endereço com firma reconhecida em cartório e contracheque atualizado. Em caso de representante legal, o mesmo deverá apresentar documento com foto, CPF e comprovante de curatela, tutela ou guarda judicial do pensionista.
Para os aposentados são exigidos documento com foto, certidão de casamento atualizada ou escritura pública de união estável, emitida em cartório; CPF, comprovante de residência atualizado ou declaração de endereço registrada em cartório para aqueles que não possuírem comprovante no próprio nome; contracheque atualizado, cartão do PASEP, PIS ou NIT.
Vale lembrar que o recadastro segue até dezembro para os nascidos em cada mês.
Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Cadastro pelos telefones (69) 3216-9418 ou 3216-9431.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!