Movimento Brasil Competitivo proporciona governo mais fácil para sucessão.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governador Confúcio Moura disse na tarde de quarta-feira (5) que Rondônia tem rompido fronteiras, ao avaliar que a gestão pública do Estado melhorou bastante, e manifestou o propósito da parceria iniciada com o Movimento Brasil Competitivo (MBC): deixar um governo mais fácil para quem vir a sucedê-lo. A declaração ocorreu no salão Rosilda Shockness, Palácio Rio Madeira, antes do empresário Jorge Gerdau Johannpeter fazer a palestra ‘Os desafios da gestão pública’.
O governador explicou aos que prestigiaram a palestra – empresários, dirigentes empresariais e sindicais, prefeitos – que o MBC, sob a liderança do presidente executivo Claudio Gastal, há muito tempo acompanha e orienta governadores das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
A organização, que tem como um de seus fundadores o empresário Gerdau, desenvolve em 16 estados do país o Programa Modernizando a Gestão Pública. Com a interveniência da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seas), o governo iniciou em março deste ano parceria para adoção de um programa de modernização alinhado ao Planejamento Estratégico e ao Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (Pedes), elaborado pelo executivo estadual com participação da sociedade.
“Eu particularmente gostaria que o MBC tivesse desde o início da gestão conosco. Creio que avançamos, o setor público melhorou, mas se tivéssemos seis anos atrás essa orientação, com a mão empresarial, a consciência de agilidade, a desburocratização, estaríamos em outra posição. Mas temos rompido fronteiras, e em boa hora Gerdau está conosco para que possamos empreender velocidade até o final da gestão, para que possamos deixar um governo mais fácil para quem nos suceder. Este é o objetivo,” manifestou o governador Confúcio Moura.
Ele realçou que governos entram e saem mas o povo fica. “Os empresários ficam. Os servidores públicos ficam. Se nós treinarmos nossa equipe com a visão de futuro, visão de compromisso, uma visão de estado sólido, aí sim a nossa contribuição será duradoura”, completou.
Ao mencionar as dificuldades vividas pelo Brasil, o governador Confúcio Moura fez uma convocação. “Eu convoco a todos para sustentar nos ombros o estado de Rondônia; temos todas as condições de colocar Rondônia em alto nível, isso é muito importante. Ninguém quer fechar empresas ou prejudicar o empresariado. Queremos sempre estimular o setor produtivo, e estimulamos os nossos prefeitos a criar produtos novos, singulares, para as cidades serem especiais, atrativas. Queremos promover bem Rondônia,” disse.
Após Jorge Gerdau ter concluído a palestra ‘Os desafios da gestão pública’, o governador Confúcio Moura entregou ao representante da Assembleia Legislativa, deputado Aelcio da TV, o texto de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui uma nova seção na Constituição rondoniense, denominada Desenvolvimento Sustentável (seção V-A), logo após a seção de Meio Ambiente. Nela, o governo propõe um planejamento para Rondônia de longo prazo, considerando três atributos – sustentabilidade, prosperidade e cidadania.
O presidente executivo do MBC Claudio Gastal destacou a atuação de Rondônia no Consórcio Brasil Central (CBC), citando sua inserção no pacto pela reforma do Estado, e disse que em pouco tempo de parceria consegue avançar com as equipes do governo.
Ele destacou que a existência de um propósito por parte da gestão rondoniense, com preocupação de deixar um legado “arrumado, bem feito, para o futuro”, é algo fundamental para o MBC, uma visão contemporânea de fazer a coisa pública.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!