Semana de Enfrentamento de Álcool e outras Drogas é iniciada

Técnicos de vários municípios participam do seminário

Semana de Enfrentamento de Álcool e outras Drogas é iniciada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 70% dos presidiários mantidos hoje sob a custódia do governo de Rondônia  cumprem pena por ligações com o mundo das drogas. Quer seja por roubo praticado para pagar pelo produto, por cobranças de dívidas que resultaram em assassinato ou ainda por pequenos traficantes – os chamados boqueiros – que são usados pelos grandes traficantes para a expansão de um comércio que suga a dignidade humana e causa reflexos em vários setores do Estado, como o inchado sistema carcerário – que abriga mais de oito mil presos -, na saúde, com impactos diretos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A afirmação foi nesta terça-feira (27) durante a abertura do Workshop Terapia Comunitária Integrativa, realizada pelo governo de Rondônia, através da Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), dentro da Semana de Enfrentamento ao Uso Indevido de Álcool e outras Drogas, pelo secretário chefe da Casa Civil, Emerson Castro.

Durante seu discurso, Emerson Castro defendeu a ampliação das operações de Lei Seca, como de combate efetivo do uso de forma exacerbada de álcool, um dos fatores que superlotam o setor de emergência do hospital João Paulo II – referência no atendimento alta complexidade em Rondônia.

Outra medida amarga, mas importante para conter o avanço da dependência química é a criação, em parceria com prefeituras, de Lei estadual que regulamente e limite o funcionamento de bares. Pela proposta, os estabelecimentos devem fechar, no máximo, a uma hora da madrugada. Emerson explica que o álcool, apesar de se uma droga lícita, que você compra em qualquer parte da cidade, é a porta de entrada para drogas pesadas como cocaína, heroína e crack.

Emerson defendeu, também, um posicionamento do governo federal, através de Polícia Federal (PF), no combate à entrada de drogas pelas fronteiras de Rondônia. O secretário disse que a omissão do governo federal nesta questão causa um grande prejuízo ao Estado que fica com todos os problemas, principalmente na área de segurança e saúde.

O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, destacou o empenho do governo ao investir no combate no avanço do consumo de álcool e outras drogas, criando um órgão específico para tratar sobre as políticas públicas voltadas para um problema grave que avança em todas as cidades do Brasil.

De acordo com Pimentel, o combate é amplo e passa por esferas distintas que se convergem, positivamente, para o controle de uma doença que faz vítimas a todo momento. Para ele, quando o governo inaugura um teatro, quando entrega uma escolas, um ginásio de esporte, está, diretamente – embora que não pareça a princípio -, investindo no distanciamento de jovens e adolescentes do mundo da dependência química.

 

Ele falou ainda sobre a importância do enfrentamento e união entre Saúde e Educação para a formação de um “grande exército” no combate e enfrentamento à dependência química, uma doença dolorosa, que machuca a família inteira.”Só quem tem uma parente dependente químico sabe a luta que é enfrentar o problema. O Estado é parceiro nesta luta”, disse o secretário.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS