Governo fará diagnóstico do trabalho infantil até julho

Dez municípios de Rondônia, incluindo o maior deles, Porto Velho (34 mil Km²), estão na lista do trabalho infantil.

Governo fará diagnóstico do trabalho infantil até julho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, lembrado hoje (12), a Secretaria Estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) informou que as maiores dificuldades ainda encontradas para resgatar crianças e jovens para a frequência escolar situa-se na zona rural.

Dez municípios de Rondônia, incluindo o maior deles, Porto Velho (34 mil Km²), estão na lista do trabalho infantil. Estratégias adotadas em 2015 para diminuir essa chaga social devem prosseguir durante todo ano de 2017 e serão avaliadas em julho próximo, no 2º Encontro Estadual do  PETI na capital, promovido pelo governo estadual.

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) em parceria com o Estado inaugurou exposição do Porto Velho Shopping que poderá ser vista pelo público até o dia 18.

Segundo dados dos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem três milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil dentro de casa, no campo, em semáforos, nos lixões, em feiras, restaurantes e em indústrias. O número de trabalhadores precoces corresponde a 5% da população que tem entre 5 e 17 anos no Brasil.

No Brasil, onde é proibido o trabalho para crianças e adolescentes entre zero e 13 anos, só a partir de 14 anos a pessoa pode trabalhar na condição de aprendiz; já dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil.

DIFICULDADE DE AVALIAÇÃO NO CAMPO

De 2015 para cá, os dez municípios nessas condições e os demais no Brasil, foram incentivados a elaborar planos de ação para o enfrentamento do problema. O diagnóstico de cada um será novamente enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília. O seminário de julho próximo revelará a atual situação de Rondônia.

“Alguns municípios rejeitam o diagnóstico, porque consideraram ter eliminado o problema na cidade, mas ainda não conseguiram fazê-lo no campo”, comentou Edina Gomes.

Geralmente, há situações nem sempre facilmente encontradas pelas autoridades. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que funciona no âmbito da Seas, recomenda o Disque 100, gratuito e anônimo, para denúncias. Na internet, o Ministério Público do Trabalho recebe denúncias online.

O Comitê Gestor de Combate ao Trabalho Infantil reúne-se regularmente e conta com a parceria dos seguintes órgãos: Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão, de Saúde e de Educação, Seas, Agência Idaron, MPT, Ministério Público Estadual, Emater, Seagri, e Tribunal Regional do Trabalho.

Cofinanciada pelo governo federal, a Seas presta apoio técnico aos municípios que já oferecem serviços socioassistenciais, e também ajuda a organizar cursos de capacitação, encontros, palestras e seminários.

A LISTA

Ariquemes

Cacoal

Jaru

Machadinho do Oeste

Presidente Médici

São Francisco do Guaporé

Porto Velho

São Miguel do Guaporé

Urupá

Vilhena 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS