MPF/RO alerta perigos no projeto de lei que altera regulamentação dos agrotóxicos

Procuradora Gisele Bleggi destaca que população deve ficar atenta às propostas legislativas que ameaçam o meio ambiente e a saúde de todos

MPF/RO alerta perigos no projeto de lei que altera regulamentação dos agrotóxicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Projeto de Lei (PL) do Senado nº 209/2013 preocupa integrantes do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país. O PL transfere dos Ministérios do Meio Ambiente e da Saúde para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a análise do processo de registro de agrotóxicos. Em Rondônia, a procuradora da República Gisele Bleggi alerta que “o PL 209 coloca em risco a segurança alimentar e a proteção ao meio ambiente”.

Segundo a procuradora, o projeto está na contramão da crescente preocupação mundial com a sustentabilidade em seus três aspectos – social, ambiental e econômico. “O PL busca favorecer notoriamente os segmentos econômicos, em detrimento dos demais, pois busca unicamente a eficiência agronômica. É um retrocesso à atual forma de se avaliar, registrar e controlar os agrotóxicos. O Ministério da Agricultura não pode ser o único responsável por autorizar e registrar agrotóxicos e afins, centralizando a análise de aspectos sanitários ou ambientais, para os quais não tem competência técnica.”

O MPF em todo o país tem destacado quatro medidas legislativas que podem causar retrocesso na defesa do meio ambiente: o PL 209/2013, que busca a flexibilização do controle de agrotóxicos; o PL 3.729, que altera as regras atuais do Licenciamento Ambiental; a Medida Provisória 759, que trata da regularização fundiária; a redução das Unidades de Conservação.

Semana do Meio Ambiente – O MPF/RO está participando das atividades da Semana do Meio Ambiente, que se estende até a próxima sexta-feira, 9 de junho. Na tarde desta terça-feira, a procuradora Gisele Bleggi esteve no auditório do Ibama e acompanhou o Seminário Biodiversidade, que teve palestras e debates sobre o manejo de jacarés no Lago Cuniã e sobre as concessões florestais em Rondônia. A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser obtida aqui.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS