Sedam abre 13º Seminário Estadual de Recursos Hídricos

Seminário tem duração de dois dias, no auditório do Rondon Palace Hotel

Sedam abre 13º Seminário Estadual de Recursos Hídricos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A valorização de técnicos ambientais, professores e cientistas foi a tônica da abertura do 13º Seminário Estadual de Recursos Hídricos, no Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (5), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

O evento promovido pelo governo de Rondônia e aberto pelo secretário do Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Salles Machado, debate a estrutura, funcionamento e importância do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos em Rondônia.

O seminário com o tema Conflitos, desafios e oportunidades, entregou menção honrosa à conselheira titular de meio ambiente, professora da Unir Cátia Eliza Zuffo; e em memória ao conselheiro Liduíno Cunha, que representava o Conselho Regional de Economia.

“Na Unir, a professora e conselheira Kátia faz trabalho de formiga, com absoluta dedicação, brilhantismo e sem barulho; na Unir, cigarras não se criam”, afirmou Ari Ott.

O secretário Vilson Machado ressaltou que o governo brasileiro é signatário do Acordo de Paris e lembrou o trabalho do governador Confúcio Moura no aprimoramento de políticas ambientais.

Machado destacou entre as principais, a adesão de Rondônia ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas; a criação de cinco comitês de bacias hidrográficas; e o andamento do Plano Nacional de Recursos Hídricos, contando com o apoio direto da Agência Nacional de Águas. “São políticas imprescindíveis para o setor”, assinalou.

Outros painéis programados para o primeiro dia de debates: Programas Nacionais de Avaliação da Qualidade de Água – Estímulo à Divulgação de Dados e iniciativas de Monitoramento em rios, lagos e reservatórios.

Os técnicos analisam o monitoramento hidrológico, a sala de situação na Sedam e ações emergenciais, com base em inundações do rio Madeira.

Nesta terça-feira (6), serão debatidos usos múltiplos dos recursos hídricos; avaliação ambiental  integrada do rio Branco; lei sobre segurança de barragem e instalação de obras do setor energético [usinas do Madeira]; movimentos de cidadania pelas águas; formação e instalação de comitês de bacias; e formulação de propostas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à gestão dos recursos hídricos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS