Nascido em Manaus, com apenas dois meses de idade veio para Rondônia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Juacy é de fato e agora é de direito cidadão rondoniense. O seu conhecimento e notoriedade elevaram o nome de Rondônia para o Brasil inteiro, elevando o conceito do povo rondoniense para todo o país”
Unanimidade pelas autoridades e profissionais do direito por sua capacidade técnica, conhecimento jurídico, refinamento intelectual e dedicação profissional, o advogado Juacy dos Santos Loura Júnior, 41 anos neste sábado (13) foi homenageado nesta manhã de sexta-feira (12) na Assembleia Legislativa, por iniciativa de um deputado, com o Título de Cidadão Honorário de Rondônia, a maior comenda oferecida pela Casa.
Nascido em Manaus, com apenas dois meses de idade veio para Rondônia. Sua família estabeleceu-se em Guajará-Mirim, a pouco mais de 300 quilômetros da capital. É respeitado especialista em direito eleitoral e direito penal, e durante junho de 2012 até inicio de janeiro de 2017 desempenhou a função de juiz eleitoral de Rondônia. Atualmente é vice-presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero).
“Juacy é de fato e agora é de direito cidadão rondoniense. O seu conhecimento e notoriedade elevaram o nome de Rondônia para o Brasil inteiro, elevando o conceito do povo rondoniense para todo o país”, destacou o desembargador do TRE do Distrito Federal e presidente do colégio permanente dos juristas da Justiça Eleitoral Telson Ferreira, pela primeira vez em Porto Velho.
Telson Ferreira disse ter admiração incalculável pelo ser humano e profissional Juacy Loura Júnior. “Ele é uma figura nacional, vocês devem saber. É querido em Brasília não apenas no poder legislativo, mas muito respeitado pela justiça eleitoral brasileira, por sua competência, perseverança, conhecimento jurídico e pela qualidade dos brilhantes votos proferidos na corte regional. Ele representa com dignidade todo o estado de Rondônia perante o país”, disse.
Profissional do direito que atua no Ministério Público Federal (MPF), a procuradora Gisele Bleggi Cunha disse que conheceu Juacy quando assumiu o cargo de procuradora regional eleitoral, com ele atuando entre 2003 e 2006. “É um ilustre operador do direito, um estudioso da matéria eleitoral, é dotado de brilhante profissionalismo e conhecimento técnico”, discorreu.
Gisele destacou que na convivência das sessões eleitorais os debates jurídicos, com sua presença, sempre se aperfeiçoavam. “Eram mais ricos com sua contribuição, dedicação, e sempre se debruçava de maneira singular frente aos casos mais complexos. Com maestria ímpar sabia se expressar com muita clareza técnica”, disse, realçando que o que mais lhe chamava a atenção era a seriedade e maestria em dosar penas, tanto eleitorais quanto no campo penal.
“Ele mudou a nossa história porque até então Rondônia não era conhecido no Brasil todo. Ele elevou o nome de Rondônia”, disse a juíza eleitoral e procuradora do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) Andreia Nogueira, que conhece a trajetória do advogado.
Coordenador no Tribunal Regional Eleitoral (TER), Marcelo Marinho disse ser testemunha, com orgulho, de conhecer decisões de Juacy que se tornaram jurisprudência no plano nacional. Juacy Loura Junior disse ter sido muito difícil expressar o momento da homenagem, “nem dormi direito”, mas por “incrível que pareça ganhei segurança.”
“Me sinto honrado porque aqui é a casa do povo, e ainda que alguns queiram desqualificar, aqui, queiram ou não é a casa do povo”, disse, manifestando agradecimentos a Assembleia Legislativa e ao deputado Jesuíno Boabaid. “Eu fui criado neste estado e quero proclamar o meu amor pelo estado de Rondônia. Parece que fiz alguma coisa, e foi em relação a trabalho, sem visar projeção. Sempre pautei minha atuação em bem representar . Se preciso, faria tudo de novo, para engrandecer a justiça eleitoral e o direito, e para mostrar que em nosso estado as pessoas podem desenvolver cargo com galhardia”, disse.
O vice-governador Daniel Pereira também prestou homenagem a Juacy Loura Junior dizendo que a sua atuação profissional vai muito além da mera obrigação. Pereira destacou seu conhecimento e enriquecimento para a justiça eleitoral, realçando ter sido uma iniciativa extremamente feliz a homenagem.
A sessão também homenageou com o mesmo título o superintendente do Incra Cletho Muniz Brito e o promotor de Justiça Shalimar Christian Priester
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!