Estado compartilha conhecimentos de governança durante workshop

Estão representados no workshop os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Jaru, Cacaulândia, Campo Novo, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Rio Crespo e Theobroma

Estado compartilha conhecimentos de governança durante workshop

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Prefeitos e secretários das secretarias de planejamento e finanças de 11 municípios da região de Ariquemes estão recebendo apoio do governo estadual na área de gestão pública em Ariquemes. No evento, denominado Workshop Gestão Pública – Conceito e Ferramentas, acontece na sede da subseção da OAB e transmite orientações sobre as boas práticas de gestão que fizeram com que o estado conquistasse indicadores positivos nos últimos.

Estão representados no workshop os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Jaru, Cacaulândia, Campo Novo, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Rio Crespo e Theobroma.

A  uma plateia formada, na maioria, por técnicos municipais, a secretária chefe de gabinete do Governo, Cira Moura, disse que a proposta é a troca de experiências, uma vez que os conceitos utilizados para determinados cenários podem não funcionar em determinados municípios. “Nós também vamos aprender com vocês”, disse ela.

Cira Moura detalhou conceitos de governança e ressaltou que a ferramenta torna a gestão mais competitiva, além de ampliar a capacidade de governar. “O governador Confúcio Moura se comprometeu, no início do ano, com todos os prefeitos de Rondônia em prestar este apoio”, destacou.

O momento nacional, conforme a secretária, revela que o país passa por um processo de reaprendizado que envolve novas formas de tratamento entre entes públicos, fato que se concretiza no workshop, que também ser propõe a fortalecer os municípios para que se tornem menos dependentes e façam gestões eficazmente voltadas para o desenvolvimento.

O secretário de estado de Finanças, Vagner Garcia de Freitas, foi o primeiro palestrante do workshop. Segundo ele, Rondônia tem a segunda melhor nota nacional no ranking de gastos públicos, fato relevante porque a avaliação ocorre num momento de turbulência econômica e política.

“Somos um exemplo para o país”, reforçou o secretário, que atribui a situação do estado às medidas preventivas adotadas por determinação do governador Confúcio Moura antes que a crise econômica se alastrasse.

 

DIFERENÇAS

Citando paradoxos em relação a situação local, Vagner Freitas disse que estados como Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro estão praticamente quebrados porque não cortaram gastos para fazer frente a situações adversas, como aconteceu em Rondônia. “O governador viu a necessidade de reformas quando ninguém sonhava com a crise atual”, destacou.

A extinção de cargos, foco no equilíbrio fiscal e a transparência, conforme Vagner Freitas, fizeram a diferença para Rondônia. Ele finalizou recomendando cuidado meticuloso com as exigências do governo federal. “A União também erra”, advertiu.

A auditora fiscal da Secretaria de Finanças Rosineide Loks Greco falou sobre a gestão financeira e foco na austeridade fiscal em que tratou, entre outros temas, dos investimentos que o governo estadual fez para fortalecer a estrutura fiscal. Ela também fez recomendações sobre a melhor forma de controlar gastos e considerou que é fundamental ter apoio da Controladoria Gestal nesta área.

 

PLANEJAMENTO

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão do estado, George Braga usou o tom informal para transmitir à plateia informações sobre orçamento público. Para ele, o caminho para o desastre do gestor é planejar mal, executar mal e não prestar.

Com a experiências de sete anos no cargo, Braga disse que tudo na gestão tem que passar pelo planejamento. Em outra parte da palestra, sustentou que o conhecimento e o compromisso com a qualidade da gestão pública andam juntos. O secretário também pediu aos gestores municipais que façam um Plano Plurianual participativo e não esqueçam de visualizar as ações que serão desenvolvidas nos quatro anos de gestão.

 

O workshop prossegue nesta sexta-feira (12), até o meio-dia.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS