Projeto SEBRAE em Rondônia trabalha empreendedorismo com alunos do ensino infantil e fundamental
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Despertar o espírito empreendedor em crianças. Essa é a iniciativa do SEBRAE em Rondônia por meio do JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Durante uma semana, cerca de 25 professores da rede pública de ensino recebem qualificações para trabalhar com crianças do primeiro ao quinto ano escolar. Dez escolas da rede municipal de educação participam do JEPP que segue com a capacitação até o dia 20 de abril.
“Muitos dos meus alunos já têm características de empreendedor. Já sabem solucionar pequenos conflitos, gostam de trabalhar em equipe e têm muitas ideias. Acredito que com essa capacitação, podemos revelar outros talentos empreendedores escondidos e lapidar os que já estão em pleno desenvolvimento”, relata a técnica em educação da Escola Som da Craviola, Tânia Miranda.
Alunos do 1º ano trabalharão com montagem de uma loja de ervas aromáticas; do 2º, com plantio e comercialização de uma loja de temperos naturais; e estudantes do 3º ano precisam criar uma oficina de brinquedos ecológicos. A missão para o 4º ano é montar uma locadora de livros, jogos e filmes. E para o 5º ano, o desafio é iniciar uma empresa de produtos alimentícios.
A capacitação está sob o comando do facilitador do SEBRAE em Rondônia Emanuel Jorge, que por meio de dinâmicas e projetos apresenta estratégias de atividades empreendedoras para ser aplicadas em sala de aula. “Essas ações não envolvem somente os alunos e a escola, mas os pais e a comunidade também se interessam pelos projetos. E esse incentivo é de suma importância porque é desde a época escolar que os grandes empreendedores surgem”, conclui Emanuel.
Para mais informações sobre essa ou outras soluções do SEBRAE, acesse o site sebrae.ro/agenda, ligue gratuitamente para 0800 570 0800 ou envie uma mensagem pelo WhatsApp (69) 98130-5656.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!