No programa, tanto os alunos quanto os professores são contemplados com o equipamento de informática que já traz na plataforma programas didáticos e acesso livre a internet.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os estudantes e professores do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Euclides Barbosa, em Pimenta Bueno, ganharam netbook do programa Aluno Digital em solenidade realizada na tarde de segunda-feira (17), na própria escola. “Este equipamento vai facilitar o aprendizado de todos nós, pois é um mecanismo incentivador ao estudo”, disse a estudante do 1º D, Amanda Gonçalves, a primeira a receber o equipamento.
No programa, tanto os alunos quanto os professores são contemplados com o equipamento de informática que já traz na plataforma programas didáticos e acesso livre a internet. “Oportuniza aos alunos a inclusão digital, acelera o ritmo da relação ensino/aprendizado, e, sobretudo, melhora a socialização”, explica o diretor da escola, professor Ronaldo de Paula.
A escola Raimundo Euclides é a 6ª no estado a ter implantado o Aluno Digital e recebeu 230 equipamentos novos. São 1.238 alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite nos ensinos fundamental e médio. Deste total 20% reside na zona rural de Pimenta Bueno, como é o caso do aluno Saimon Pereira Santana, do 1º C. “É certo que agora vou ter mais oportunidade de conhecimento e poder compartilhar o equipamento com a minha irmã mais nova”, disse o garoto que mora com a família numa fazenda a 15 quilômetros da escola.
Para o pai de Saimon, Sales Santana, a ação do governo estadual é muito válida. “A realidade dos nossos filhos é bem diferente da minha quando tinha a idade dele. Eles estudam e aprendem mais quando estão conectados. A internet é o mundo deles”, disse o gerente da fazenda onde mora.
“O Aluno Digital coloca os estudantes em situação de igualdade ao conhecimento e à informação, independentemente do poder aquisitivo”, disse o secretário estadual de Educação, Valdo Alves.
Além desse programa, a escola mantém laboratório de informática e esta nova ferramenta vai expandir extra-muro da escola. “A partir de agora, o netbook é do aluno e do professor. Ele leva pra casa, pra escola, pra onde desejar”, falou o governador Confúcio Moura, alertando que no caso de perda ou roubo o equipamento é bloqueado e perde toda a funcionalidade.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!