Participaram agentes públicos (gestores e técnicos) de todos os 52 municípios rondonienses, totalizando mais de 40 horas de ensinamentos.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A importância das temáticas abordadas visando à melhoria da gestão pública rondoniense, a capacidade dos instrutores e palestrantes e a oportunidade dada pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) no que se refere ao esclarecimento de dúvidas foram algumas das impressões registradas pelos participantes do Seminário Abrindo as Contas, encerrado na última sexta-feira (24), no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho.
O evento foi organizado pela Escola Superior de Contas (Escon), juntamente com a Secretaria-Geral de Controle Externo SGCE) do TCE-RO, com o apoio do Ministério Público de Contas, da Assembleia Legislativa, da Associação Rondoniense de Municípios e da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia.
Participaram agentes públicos (gestores e técnicos) de todos os 52 municípios rondonienses, totalizando mais de 40 horas de ensinamentos. O Abrindo as Contas, assim como o Seminário Fechando as Contas realizado em 2016 para gestores em fim de mandato, serviu para reforçar ainda mais a atuação pedagógica do Tribunal de Contas, função abraçada há bastante tempo pela instituição, dada a necessidade de aprimoramento da administração pública.
Esse aspecto, inclusive, foi ressaltado pelo vereador do município de Nova Mamoré, Valdomiro Lúcio dos Santos: “Acho muito importante esse evento realizado pelo Tribunal de Contas, uma vez que é um grande aprendizado para todos que militam na vida pública”, disse.
Superintendente de Licitações do município de Cacoal, Sirlene Vieira de Oliveira citou o repasse de conhecimento em temáticas fundamentais para as administrações municipais como um dos fatores importantes do Abrindo as Contas.
“Minha avaliação do evento é muito positiva, em razão do aproveitamento e do aprendizado que tivemos durante esse período, esclarecendo dúvidas e obtendo orientações sobre assuntos do dia a dia, que serão muito úteis para nossa atuação nos municípios”, acentuou.
Já o analista de Planejamento, Finanças e Orçamento Público do município de Corumbiara, Ednaldo Paulo, destacou a iniciativa do TCE em repassar as orientações e informações aos órgãos fiscalizados. “Particularmente, pude aprender muito neste evento”, disse, enfatizando o nível dos palestrantes e instrutores: “Todos com grande conhecimento”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!