Depois de testes, máquina de trem volta a ser atração

É que a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET) efetuou a recuperação da famosa Máquina 20, patrimônio histórico de Guajará-Mirim, que entrou em fase de testes e está funcionando sem sa

Depois de testes, máquina de trem volta a ser atração

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 No último dia 22 deste mês de março, a cidade de Guajará-Mirim foi invadida por uma onda de resgate quando ouviu o apito do trem da histórica ferrovia que durante muitos anos foi o principal elo de ligação entre Porto Velho e Guajará-Mirim, pois não havia rodovia e a via aérea existente não era acessível a maioria da população, que viajava mesmo era de trem.

É que a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET) efetuou a recuperação da famosa Máquina 20, patrimônio histórico de Guajará-Mirim, que entrou em fase de testes e está funcionando sem sair do local onde está exposta à população e aos turistas.

José Máximo Lemos, popularmente conhecido como Zé do Apito, servidor público municipal há  32 anos, é filho de um saudoso José Máximo Lemos, que foi maquinista dessa máquina durante muitos anos, e o maior interessado em sua recuperação para fins turísticos, já que não há possibilidades de voltar a caminhar pelos trilhos da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) (esses trilhos não existem mais, foram retirados em sua grande maioria).

Para realização desses testes que resultaram no retorno do funcionamento dessa peça histórica, o Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia em Guajará-Mirim foi parceiro fornecendo a água necessária para resfriamento das peças da máquina, que funciona com caldeira à base de madeira (lenha).

A lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré nasceu fruto do Tratado de Petrópolis firmando em 1903 com o país vizinho, a Bolívia, por ocasião da questão das terras do hoje Estado do Acre. Teve sua construção iniciada em 1907 e concluída em 1912. Foi desativada pelo Governo Brasileiro no ano de 1972 por ser deficitária e já ter cumprido seu papel na história.

Uma onda de saudosismo invade o povo guajaramirense quando ouve o apito dessa Máquina 20. Para o famoso Zé do Apito, é uma emoção muito grande poder trazer de volta essa história que teve participação direta de seu velho e saudoso pai.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS