Sintero pede reanálise do pedido de aposentadoria especial

A direção do SINTERO enviou ofício ao IPERON solicitando que sejam reanalisados os pedidos de aposentadoria especial de Orientadores e Supervisores escolares

Sintero pede reanálise do pedido de aposentadoria especial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No documento, endereçado à presidente do Instituto, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, o SINTERO esclarece que esses profissionais possuem direito à aposentadoria especial porque exercem função equiparada à de professor, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.301, de 10 de maio de 2006.

De acordo com a Lei, possuem direito à aposentadoria especial os professores em exercício de docência, os diretores de unidades escolares e os profissionais que exercem coordenação e assessoramento pedagógico.

Na estrutura do quadro permanente da educação no Estado de Rondônia, conforme a Lei Complementar nº 680/2012, a coordenação e o assessoramento pedagógico nas escolas estaduais são exercidos por supervisores e orientadores escolares.

O secretário de Assuntos Jurídicos da Diretoria Executiva do SINTERO, Nereu Klosinski, explica que é apenas uma questão de nomenclatura. “O coordenador e o assessor pedagógico em Rondônia são o orientador e o supervisor escolar. De acordo com a lei eles possuem o direito de se aposentarem no mesmo tempo do professor, porque, na verdade, eles são professores em atividades tão especiais quanto a de sala de aula”, disse.

O presidente do SINTERO, Manoel Rodrigues da Silva, disse que a Lei Federal nº 11.301 foi sancionada exatamente para fazer justiça com esses profissionais. “Não foi por acaso que a lei estendeu o benefício da aposentadoria especial aos profissionais que desempenham função de coordenação e assessoramento pedagógico. Só que a lei não pode colocar textualmente os nomes de todos os cargos. Em cada estado brasileiro, em cada município, esses cargos podem ter nomes diferentes. Mas a função é a mesma. Por isso o SINTERO luta para que o direito deles seja reconhecido”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS