Fhemeron faz apelo por doações de sangue para manter o estoque em alta durante o carnaval

O assistente social disse que é muito importante que as pessoas se conscientizem que nada substitui o sangue. Em uma emergência, se não tiver o sangue disponível, a pessoa pode vir a óbito.

Fhemeron faz apelo por doações de sangue para manter o estoque em alta durante o carnaval

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Várias cidades de Rondônia vão promover a tradicional festa de carnaval, período em que aumenta consideravelmente o número de acidentes de trânsito e outros tipos de fatalidade, como briga envolvendo arma de fogo e arma branca, e a consequência é o aumento do consumo de sangue nas unidades de urgência e emergência médicas. O assistente social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), Dimarães da Silva, disse nesta sexta-feira (3) que o estoque de sangue da unidade está baixo e se não houver sensibilização por parte da população a situação tende a ficar crítica durante o período de carnaval.

Dimarães da Silva informou que nos meses de janeiro e fevereiro geralmente é baixa a quantidade de doações na Fhemeron, isso porque as pessoas viajam bem mais do que nos outros meses do ano e ainda tem o agravante porque o consumo aumenta. O assistente social disse que é muito importante que as pessoas se conscientizem que nada substitui o sangue. Em uma emergência, se não tiver o sangue disponível, a pessoa pode vir a óbito.

A Fhemeron tem cerca de 70 mil doadores de sangue cadastrados, mas menos de 10% desse total retorna para doar. Há também pessoas que doam pela primeira vez, porque são movidas por uma causa e não retornam mais. “É importante que as pessoas tenham essa consciência que toda vez que elas doam salvam pelo menos quatro vidas”, destacou Dimarães da Silva, completando que os fatores que estão em situação crítica são o O+, A+ e O-.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer pessoas com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora de sangue. Os jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal. E para doar até os 69 anos, a pessoa precisa começar a doar antes dos 60 anos. O doador deve estar em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos. Homem pode doar até quatro vezes ao ano com intervalos de 60 dias. Mulher pode doar até três vezes ao ano, com intervalos de 90 dias.

A Fhemeron de Porto Velho fica localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3766, Setor Industrial. O horário de funcionando é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados até as 12h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3216 5485. As pessoas também podem procurar as unidades do interior para fazer a doação.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS