Os veículos foram entregues, nesta terça-feira (31), pelo governador Confúcio Moura, no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte, na Avenida Tiradentes, bairro Industrial
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) conta, agora, com mais 21 novos veículos compactos, que serão utilizados nas atividades de fiscalização. Os veículos foram entregues, nesta terça-feira (31), pelo governador Confúcio Moura, no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte, na Avenida Tiradentes, bairro Industrial.
Outras sete camionetas movidas a diesel serão incorporadas à frota nos próximos dias, prosseguindo o processo de renovação que gera economia com manutenção e combustível.
A entrega formal dos veículos serviu, ainda, para que o secretário Vagner Garcia de Freitas enumerasse outras conquistas da Sefin. A crise que afeta as finanças da maioria dos estados não permite investimentos básicos. Em Rondônia, a situação permite gastos com a frota e manter a austeridade.
Cada automóvel custou cerca de R$ 34 mil, dinheiro que veio do Fundo de Desenvolvimento da Administração Tributária – Fundat, da própria Sefin, o último fundo criado no estado. Para Vagner Freitas, a modalidade agiliza o processo de compra sem abrir mão da transparência. O secretário acentuou que outros 20 veículos foram adquiridos para a pasta na gestão atual.
TECNOLOGIA
A situação positiva das finanças do estado passa necessariamente pela Sefin, o que justifica outros investimentos, inclusive na área de informática. Estão sendo adquiridos 200 novos computadores para as unidades da secretaria.
Tudo isto permite ao governo do estado inovar em outros campos. A Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, ganha versão para atender também o produtor rural.
A outra novidade foi apresentada pelo auditor fiscal Felipe Pessoa Cunha. O programa Nota Legal deixa de ser voltado apenas para o contribuinte que faz constar seu CPF no documento.
Agora, utilizando o programa Código QR, disponível nos telefones celulares, é possível transferir a nota para beneficiar entidades sociais. “O retorno vem de outra forma e beneficia quem precisa”, explicou o auditor.
QUALIDADE
Segundo o governador Confúcio Moura, a entrega de carros é ato de rotina. Ele fez elogios à equipe daSefin e destacou que não queixas dos empresários contra os auditores e nem funcionários denunciados em irregularidades, como acontecia no passado. “É graças ao empenho deste pessoal que nossa situação está melhor”, disse o governador. E acrescentou: “eles ditam o ritmo dos gastos”.
A necessidade de inovar a gestão e buscar soluções para os problemas atuais também foi comentada pelo governador. Citando a Sefin como um ambiente onde profissionais criativos trabalham com seriedade, ele disse que o país clama por práticas diferentes, uma vez que as usuais estão ultrapassadas. “Precisamos rever tudo”, concluiu.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!