Após pagamento do Prêmio, Sejucel ampliará participações culturais

Para o superintendente Rodnei Antônio Paes, o grande passo dado com esse prêmio foi a obrigatoriedade de cada contemplado apresentar-se em cinco regiões do estado, além da Capital. O primeiro vendedor a iniciar a circulação é o grupo teatral Diz-farsa, co

Após pagamento do Prêmio, Sejucel ampliará participações culturais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Superintendência Estadual de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel)  iniciou o pagamento dos seis contemplados com o Prêmio Musical Zezinho Maranhão. Cada um dos vencedores recebe R$ 30 mil. A primeira apresentação acontece neste sábado (28), no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

Para o superintendente Rodnei Antônio Paes, o grande passo dado com esse prêmio foi a obrigatoriedade de cada contemplado apresentar-se em cinco regiões do estado, além da Capital. O primeiro vendedor a iniciar a circulação é o grupo teatral Diz-farsa, com o projeto cultural Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba, com apresentação gratuita neste sábado, a partir das 20h.

A partir de agora, depois de avaliados e selecionados, espetáculos teatrais, musicais e a produção audiovisual de autores, produtores e diretores de Rondônia circularão todo o estado.

Conforme informou Rodnei Paes, isso proporcionará 30 apresentações, prestigiando o público de dez regiões administrativas.

“O projeto começou com o governador Confúcio Moura, e na visão dele, a criação de editais garante o bom investimento do dinheiro público na cultura”, ele disse.

O modelo adotado dá oportunidade de participação para artistas de todos os municípios. “A plataforma de editais cria relação e acessibilidade democrática aos recursos financeiros, mediante requisitos claros e transparentes”, assinalou.

OUTRAS LINGUAGENS

Para 2017, além do audiovisual, do teatro e da música, a Sejucel ampliará a premiação para as demais linguagens artísticas e culturais.

Encerrada a seleção para audiovisuais, a premiação está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano. Por se tratar de política nova no setor, em Rondônia, o audiovisual teve apenas 19 concorrentes, daí o prazo de inscrições ter sido prorrogado.

A premiação ao audiovisual levou uma equipe da Sejucel ao encontro de coordenadores culturais do interior, visando principalmente a profissionalização dos autores. Para obter recursos, doravante, pessoas físicas e jurídicas deverão sobretudo apresentar projetos devidamente elaborados.

Em relação à participação de pessoas físicas, a partir do Prêmio Lídio Sohn de Audiovisual a Sejucel alertou que o artista “é o protagonista da gestão cultural, porque tem o dom de promovê-la”. A proposta agora é aumentar o alcance do prêmio, cujos valores serão rediscutidos. “O cenário implica melhorar o edital”, disse o superintendente Rodnei Paes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS