Eletrobras entrega veículos e equipamentos para ações de proteção ambiental
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Acordo de Cooperação Técnica no valor de R$ 2.601.190,00 (dois milhões, seiscentos e um mil, cento e noventa reais), entre a Eletrobras Eletronorte e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, possibilitou a aquisição de materiais de apoio e veículos (terrestre/fluvial) para atender ações de proteção e conservação da Estação Ecológica e reservatório no entorno da Usina Hidrelétrica Samuel.
A entrega dos materiais e veículos foi realizada pela Eletrobras Eletronorte nesta quarta-feira (30), nas dependências da Usina que fica no município de Candeias do Jamari, cerca de 45 km de Porto Velho (RO). Foram entregues à SEDAM: 02 (duas) caminhonetes traçadas, 02 (duas) motocicletas, 02 (dois) barcos de 5 metros, 04 (quatro) barcos de 6 metros, 03 (três) carretas reboque para barcos, 1 (um) motor de popa 25hp dois tempos, 04 (quatro) motores de popa 40hp dois tempos e 40 (quarenta) placas de sinalização para reaviventação da ESEC Samuel.
O Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Vilson Machado participou da solenidade de entrega e destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado de Rondônia e Eletrobras Eletronorte neste Acordo. “A parceria com a Eletrobras Eletronorte neste processo é de fundamental importância. Os equipamentos darão suporte aos trabalhos de engenheiros e técnicos do projeto de Conservação da Estação Ecológica de Samuel –ESEC”.
“Para a Eletrobras Eletronorte é uma satisfação realizar esta parceria, pois fortalecerá o monitoramento e fiscalização da Unidade. Trabalho este que é imprescindível para o ecossistema e a conservação do uso das águas do reservatório e das áreas no entorno da Usina”, disse o engenheiro Marcelo Franco que representou durante o ato o Gerente, Marcial José Perez. Na oportunidade, a equipe do Meio Ambiente da Usina entregou para o Secretário da SEDAM, o Plano de Manejo da ESEC.
Sobre a Unidade
A Unidade de Conservação ocupa uma extensão de 71.060 ha (setenta um mil e sessenta hectare) ao longo da margem direita do reservatório, sendo que as áreas inundadas chegam a atingir aproximadamente 10% (dez por cento) da Estação Ecológica. As áreas de preservação permanente, embora sejam de propriedade da União, estão sob a responsabilidade da Eletrobras Eletronorte. Campanhas de monitoramento e fiscalização já são realizadas pela SEDAM e o termo de Cooperação fortalecerá os trabalhos desenvolvidos na ESEC.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!