Palácio Rio Madeira é uma pequena cidade na região central de Porto Velho

Palácio Rio Madeira é uma pequena cidade na região central de Porto Velho

Palácio Rio Madeira é uma pequena cidade na região central de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia, é constituído por cinco prédios localizados na avenida Farquhar, 2986, entre as ruas Pio XII e Padre Chiquinho. Aproximadamente, trabalham no local 5,6 mil pessoas, que movimentam uma estrutura de uma pequena cidade.

No entorno e no centro da praça dos prédios há obras invisíveis ao público que frequenta ou trabalha diariamente nas repartições governamentais. É o caso, por exemplo, da captação de água da chuva que abastece os 72 sanitários.

No subsolo da praça existe uma caixa-d’água que armazena 30 mil litros vindos de canaletas no alto e bombeados para os banheiros. Já o consumo mensal de água fornecida pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) é de 74,1 mil litros [cômputo de setembro].

O consumo de energia elétrica, em setembro, foi de 61,9 mil kW/h.

A coordenadoria de monitoramento que controla a segurança em todos os prédios do Palácio Rio Madeira e adjacências trabalha 24h por dia no térreo do palácio. O Decreto nº 19051/2014 estabelece o rito de funcionamento dos prédios.

“O sistema de câmeras de vídeo é moderno e nos garante boa visibilidade de situações internas e externas”, explicou o tenente-coronel, Draiton Florêncio.

Segundo ele, o servidor tem duas formas de acesso aos prédios. Uma delas para atender aos que têm carros e usam o cartão biométrico.

COMO ENTRAR

O público em geral é cadastrado com informações, mediante a apresentação de RG e CPF. “Quando recebemos pessoas simples e indocumentadas, ribeirinhos por exemplo, procedemos a consulta do histórico de cada uma e fornecemos autorização provisória”, disse o coordenador.

Internamente, nem todos os funcionários têm acesso à identificação eletrônica, e cada órgão – Casa Civil e Casa Militar por exemplo – identifica seus funcionários, para o posterior credenciamento feito pela coordenadoria.

Problemas? – Alguns, revelou o tenente-coronel Draiton. “Vendedoras de cosméticos avisavam clientes por telefone, fazendo reuniões nos banheiros. Reincidências tiveram a intervenção de policiais femininas”.

A coordenadoria teve que bloquear o acesso de pessoas que passaram pela vigilância e ameaçaram outras. “Um homem veio ameaçar a ex-mulher, servidora pública, e em situações assim adotamos a comunicação judicial”, revelou.

“O ar condicionado é o vilão do consumo e não deve funcionar além das 17h30. Até que se possa automatizá-lo, um funcionário percorre todos os andares para controlar o uso”, disse a administradora do Palácio Rio Madeira, Francisca Alexandra Rodrigues de Souza.

Totalizou R$ 24,07 milhões o controle dos gastos do Executivo Estadual, por determinação do Decreto 19.462/2015, na amortização dos impactos dos reajustes e encargos de energia elétrica e combustíveis.

A administradora destaca a importância da enfermaria e o ambulatório, ambos no andar zero (térreo), à esquerda de quem entra na Torre Pacaas Novos. “Foram espaços criados no período da ocupação e agora serão supervisionados pela Sesau”, explicou.

Nesses locais as pessoas podem verificar a pressão arterial, doar sangue e receber vacinações durante campanhas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS