Pacientes do SAMU vão ser identificado com pulseiras

Pacientes do SAMU vão ser identificado com pulseiras

Pacientes do SAMU vão ser identificado com pulseiras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu-192), por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade (Demac) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza a II Semana de Segurança do Paciente de 07 a 11 deste mês em sua sede. O evento consiste em contribuir para a qualificação do cuidado no atendimento dos pacientes visando capacitar ainda mais os colaboradores da instituição.

De acordo com a diretora do Samu de Porto Velho, a enfermeira Mara Benedicta, este ano, Será implantado uma pulseira para identificação dos pacientes nas Unidades de Saúde. “Estamos implantando a identificação através da pulseira, que entendemos ser o básico para sua segurança, portanto, todos os pacientes do Samu estarão identificados com o nome, data de nascimento, e outras informações relevantes, com o intuito de auxiliar os profissionais dos hospitais para não confundir os pacientes e principalmente na medicação segura”, explica Mara.

A Segurança do paciente é fundamental no cuidado, o programa busca prevenir e reduzir a incidência de eventos que gerem danos, a qualificação dos profissionais abordará os seguintes temas: Samu e a segurança do paciente, esclarecimento sobre a RDC-36/2013 (resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa que regulamenta o serviço) e legislação específica, protocolos de identificação do paciente, de uso de medicamentos, de lavagem e higienização das mãos e prevenção de quedas.

A diretora do Demac, Francisca Nery, ressalta que o Samu de Porto Velho avança mais uma vez no quesito inovação e segurança, já que não é uma exigência do Ministério da Saúde a implantação do núcleo de Segurança do Paciente nos serviços móveis. “Objetivo é melhorar principalmente a identificação desses pacientes que utilizam nossos serviços e contribuir com os hospitais para que esses pacientes cheguem as unidades de Saúde previamente identificados, então, julgamos que seria importante e contribuiremos com todo suporte técnico para que seja desenvolvido o projeto para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclarece.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS