COM TODO GÁS - Instituto de Pesos e Medias deflagra operação

COM TODO GÁS - Instituto de Pesos e Medias deflagra operação

COM TODO GÁS - Instituto de Pesos e Medias deflagra operação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Esta semana, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) deflagra em Porto Velho a Operação “Com Todo Gás”, uma ação nacional do calendário anual do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As fiscalizações começaram na manhã desta segunda-feira (7) e vão até a próxima sexta-feira (11).

A operação vai fiscalizar a qualidade das mangueiras de PVC plastificadas para gás de cozinha (GLP), reguladores de baixa pressão para GLP (válvulas) e recipientes de GLP (botijas de gás de cozinha), sendo este último um novo produto incluído na listagem do Inmetro a partir deste ano, com fabricação a partir de 2013.

O Ipem trabalha segundo a normatização do Inmetro, baseado na Portaria 189/2007 (sobre as mangueiras), Portaria 99/2005 (sobre válvulas), e Portarias 418/2010 e 74/2012 (que trata sobre recipientes). O metrologista Igor Argento, do Ipem-RO, explica como funciona a fiscalização, que aborda revendedores dos produtos na capital.

“Cada produto tem uma especificação necessária que deve ser observada. Nós trabalhamos sempre de acordo com as normas do Inmetro, e desde as embalagens até o produto em si devem conter as informações de conformidade”, declarou.

Para a válvula, são avaliadas as informações sobre a pressão, a massa, a validade, a aprovação de modelo, o selo de conformidade e a indicação de abre e fecha. Para a mangueira, são avaliadas as informações de pressão, comprimento, validade, de uso domiciliar, modo de uso, e o selo de conformidade. Se os dois produtos estão em uma só embalagem, formando o kit, as informações de uso e demais especificações dos dois objetos devem estar estampadas na embalagem.

A seleção dos locais que devem receber a visita da equipe de fiscalização não é previamente avisada, sendo mantida em sigilo pelos metrologistas envolvidos na operação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS