Onze alimentos que pioram a candidíase

Onze alimentos que pioram a candidíase

Onze alimentos que pioram a candidíase

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A candidíase é uma condição muito comum que 75% das mulheres passa ao menos uma vez na vida. A infecção, provocada pelo fungo Candida albicans, provoca coceira, ardor e corrimento esbranquiçado. Apesar de o fungo estar presente na superfície da pele e no trato digestivo, ele é inofensivo até encontrar calor e resistência baixa, requisitos fundamentais para sua multiplicação. 

Com o tempo quente e úmido do verão, as chances de a vagina se tornar num habitat favorável para a proliferação da candidíase aumentam consideravelmente. As chances podem aumentar mais ainda quando a flora vaginal fica desestabilizada, por causa de medicamentos, infecções, má alimentação ou estresse.

Dentre todos os fatores que permitem a proliferação da Candida, a alimentação é um dos mais contornáveis. Segundo o ginecologista José Bento, dos hospitais São Luiz e Albert Einstein, em São Paulo, o cardápio deve ser revisado quando ocorre o problema. "Em vez de usar os cremes ou óvulos vaginais antifúngicos de rotina, vale a pena revisar seus hábitos com o seu médico", comenta.

Confira na galeria acima alguns dos alimentos que devem ser evitados quando a infecção aparece, e que devem ser controlados para que ela não volte a atacar, de acordo com a revista Boa Forma:

Açúcar - "O açúcar altera o pH da vagina de modo a favorecer a proliferação dos fungos", diz José Bento. O açúcar em geral, refrigerantes, mel e sucos de fruta devem ser evitados.

Carboidratos refinados - Macarrão, pão e arroz branco fazem parte do grupo de carboidratos simples, que elevam a taxa de açúcar no sangue. Troque pelas versões integrais e com fibras.

Laticínios - Os produtos à base de leite, como queijos e iogurtes, por terem potencial alergênico, podem desequilibrar a flora digestiva.

Soja - A soja tem potencial alergênico, que pode desequilibrar a flora digestiva.

Frutas de alto índice glicêmico - As frutas possuem frutose, seu açúcar natural, e podem ser nocivas neste momento. Manga, melancia, caqui e uva não são indicadas, mas frutas de baixo índice glicêmico, como morango, pera, pêssego, maçã e ameixa são absorvidas mais lentamente. Sucos de fruta e frutas secas, nem pensar.

Vinho e cerveja - Bebidas são fermentadas pela ação de fungos, por esta razão eles devem ser evitados. "Isso pode confundir o sistema imunológico e desequilibrar os microrganismos que vivem naturalmente no intestino", diz Fábio Bicalho, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

Vinagre - A fermentação do vinagre pode prejudicar a flora intestinal.

Gorgonzola - O queijo gorgonzola é também fermentado.

Conservas - Produtos como picles e palmito em conserva estimulam a proliferação dos fungos.

Embutidos - Embutidos também estimulam a proliferação dos fungos.

Cogumelos - Todos os tipos de cogumelos estimulam a proliferação dos fungos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS