IFRO conquista segundo lugar na sexta edição da OBAP
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A equipe Avante Rondônia, composta por alunos do curso técnico de Agropecuária, modalidade Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, conquistaram a segunda colocação na 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A atividade foi realizada no Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM) entre os dias 7 a 9 de outubro e reuniu estudantes de todo o Brasil.
A Avante Rondônia é composta pelos alunos Douglas, Mateus e Nélio, e estavam sob a orientação do Professor Marco Antônio de Oliveira. As provas da OBAP foram realizadas no Campus Uberlândia, sendo compostas de três avaliações: uma teórica individual e duas provas práticas, sendo estas duas últimas realizadas em equipe. A prova teórica foi composta de 20 questões objetivas e de quatro questões discursivas. As provas práticas consistiram uma de amostragem de solo e outra de topografia.
O Campus Cacoal também participou na modalidade do curso técnico Integrado com a equipe AGRO-IFRO. De um total de seis Olimpíadas já realizadas, o Campus Cacoal classificou equipes para a Fase Final em cinco Olimpíadas, recebendo medalhas em todas estas edições (uma de ouro; três de prata; duas de bronze).
Vale lembrar que, em 2015, a equipe Estado de Rondon, do Campus Cacoal, conquistou medalha de ouro na 5ª OBAP, além de receber uma medalha de 5ª Melhor Nota Individual, conquistada pelo aluno Carlos Ramos de Vasconcelos de um total de 180 alunos que fizeram provas.
Em 2016, o Campus Cacoal classificou a primeira equipe para a Fase Final da OBAP, na modalidade Técnico Integrado (equipe AGRO-IFRO), composta pelos alunos Vinícius, Willian e Talyson, sob a orientação do engenheiro agrônomo Arnaldo Libório Santos Filho.
O que é a OBAP?
A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil. O objetivo da Olimpíada Brasileira de Agropecuária é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles. A fim de promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!