Outubro Rosa reforça importância da prevenção e tratamento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Parceiro das Secretarias Municipais de Saúde oferecendo orientação sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o Governo reforça a importância do Outubro Rosa, mês voltado para a conscientização da sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 2015, Rondônia registrou 190 casos de câncer de mama, dos 80 casos só em Porto Velho.
“A taxa de mortalidade por câncer de mama representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina. A população deve ser orientada sobre a importância da prevenção e detecção precoce e principalmente as mulheres devem ter hábitos saudáveis e realizar o autoexame, além de buscar os estabelecimentos de saúde para a realização da mamografia, bem como do exame clínico das mamas" explica o oncologista José Tinôco, do Hospital das Clínicas de Porto Velho.
Segundo a Semusa, em 2015, foram realizadas em Porto Velho cerca de duas mil mamografias, dessas 469 foram feitas em mulheres da população alvo (de 50 a 69 anos). Neste ano, de janeiro a julho já foram realizadas 800 mamografias. Feito o procedimento, se o resultado der alterado, a paciente é encaminhada para consulta com o mastologista, e quando detectado o nódulo é feita a biópsia.
De acordo com o doutor Tinôco, hábitos, como: praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar podem reduzir em até 30% o risco de desenvolver o câncer de mama. O oncologista orienta a realização do autoexame clínico das mamas a partir dos 50 anos. “Não existe uma causa única paras o câncer de mama e cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.
É trabalhado pelos especialistas alguns fatores de risco, como: obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes, uso de contraceptivos hormonais, histórico familiar com câncer de mama e/ou câncer de ovário”, ressaltou.
Acrescentando, o doutor Tinôco fez questão de ressaltar que os principais sinais e sintomas do câncer e saída espontânea de líquido de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço dos mamilos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!