Melhoria na arrecadação une governo de Rondônia, TCE, Unir e Sebrae
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O governo de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Sebrae firmaram, nesta terça-feira (4), pacto pela modernização do setor de arrecadação dos municípios, melhor aplicação dos recursos públicos e o desenvolvimento sustentável. O acordo, definido como histórico, é um modelo inédito que pode ser aplicado em todo o país.
O Projeto de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz) vai disponibilizar mecanismos para que os municípios arrecadem mais e utilizem os recursos de forma mais produtiva. Para alcançar esta meta, TCE, Sebrae, Unir e o governo do estado oferecerão os instrumentos necessários.
Na prática, o acordo firmado dá largada ao projeto que é direcionado aos prefeitos que assumirão no dia 1º de janeiro de 2017. A Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça também serão convidados para se envolver na iniciativa.
MODERNIZAÇÃO
Uma vez implantado, o Profaz irá modernizar, atualizar e consolidar da legislação tributária dos municípios, e isto contribuirá para evitar falhas que costumam aparecer nas auditorias e fiscalizações do TCE.
Os novos prefeitos serão chamados para conhecer e aderir ao projeto. O presidente do Tribunal de Contas, Edilson de Sousa Silva, disse que o Profaz é inovador e voltado para a estruturação do estado, política que, segundo ele, já é utilizada pelo governador Confúcio Moura.
A consolidação do Profaz, esclareceu Silva, também é uma forma de abrir mão do poder, o que Confúcio também exercita, como já fez com a criação do conselho de gestão do Instituto de Previdência do Servidor do Estado (Iperon).
RECURSOS
O fortalecimento dos municípios, conforme avaliação dos parceiros do Profaz, é uma necessidade atual dada a escassez de recursos e problemas de gestão. A coordenadora do Escritório de Projetos do TCE, Cleice Pontes, lembrou na falta de perspectivas positivas, mais da metade dos prefeitos que tinham direito de concorrer à reeleição evitou a disputa recentemente.
SUPORTE
Para Confúcio Moura, o Profaz é uma iniciativa moderna e necessária, que dará os resultados necessários. As parcerias com Unir e Sebrae, segundo ele, são referenciais de que haverá suporte de altíssimo nível para o programa.
O governador ilustrou a relevância do projeto citando o fato das agroindústrias estarem operando com falta de matéria prima, a despeito de produção de existente no estado. “Os laticínios, que tem capacidade ociosa de 40%, indicam que podemos crescer ainda mais”, acentuou.
O reitor da Unir, Ari Ott, e o diretor do Sebrae Rondônia, Valdemar Camata Júnior, também defenderam o Profaz com entusiasmo e prometeram apoio para que seja consolidado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!