Convênio leva capacitação a empreendedores de 26 municípios
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com uma injeção de recursos da ordem de R$ 1 milhão, centenas de empreendedores urbanos e rurais de 26 municípios de Rondônia serão atendidos por agentes do governo e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) com oficinas de capacitação e seminários sobre gestões inovadoras, mercado e uso de tecnologias nos negócios.
Segundo Basílio Leandro de Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Rondônia, ao todo são quatro convênios – 043, 044, 045 e 061/PGE/2016 -, repassando esses recursos ao Sebrae-RO, visando não apenas capacitar pequenos empreendedores, mas também incentivar a atividade legal, com a formalização de pequenos negócios, de modo que toda atividade tenha caráter profissional, segurança jurídica e que gere riqueza, promovendo a circulação de dinheiro e estimulando o trabalho.
O superintendente explicou que o objetivo do governo é criar os meios e incentivar a atividade produtiva nas cidades e no campo, para que todo trabalhador com vocação para empreender seja assistido em suas necessidades, com orientação adequada, conhecimento de estratégias de gestão e uso de meios tecnológicos, medidas que melhoram a vida desses empreendedores e movimentam a economia desses municípios e do estado, além dos benefícios sociais que trazem com a criação de empregos.
CRONOGRAMA DE EVENTOS
O cronograma de eventos obedece a uma escala montada pelo Sebrae e Suder, subdividida em blocos, para a execução de uma série de ações específicas e dirigidas nos 26 municípios, coordenadas por quatro equipes de especialistas e monitores da convenente com uma missão de trabalho que começa na próxima terça-feira (27) e vai até o mês de julho de 2017.
De acordo com esta escala, por meio do convênio nº 045/PGE, serão atendidos os empreendedores dos municípios de Cabixi, Castanheira e Nova Brasilândia, de 27 de setembro a 26 de novembro, com a realização de seminário de promoção do desenvolvimento e fortalecimento de pequenos negócios dos municípios, com a disseminação de informações sobre gestão empresarial, uso de tecnologias, mercado, entre outros. Os municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré e Chupinguaia, cobertos por este convênio, serão atendidos em fevereiro, março e abril de 2017.
O convênio 043/PGE é dirigido aos pequenos negócios do varejo urbanos e contempla os empreendedores dos municípios de Presidente Médici, Porto Velho e Cerejeiras, numa programação que vai de 21 de outubro a 26 de novembro, prevendo para o segmento varejista, capacitação, consultoria e ações promocionais para melhoria da gestão, aumento de vendas, entre outros. A ação prevista neste convênio para o município de Monte Negro está prevista para março de 2017.
Já o convênio nº 044/PGE destina-se aos empreendedores rurais dos municípios de Colorado do Oeste, Alvorada do Oeste, Jaru, Espigão do Oeste e Vilhena, que no período de 19 de outubro a 25 de novembro participarão de uma série de seminários dirigidos aos trabalhadores do campo, visando fortalecer o setor do agronegócio e contribuir para o crescimento econômico dos municípios. Seminários com o mesmo teor e objetivos serão realizados também nos municípios de Guajará-Mirim, Campo Novo de Rondônia, Ji-Paraná, Cacaulândia, São Francisco do Guaporé, Nova Mamoré e Santa Luzia do Oeste, no período de fevereiro a julho de 2017, em atendimento aos termos pactuados no convênio.
Por fim, o convênio nº 061/PGE prevê o atendimento deste mesmo segmento produtivo nos municípios de São Miguel do Guaporé, Ariquemes, Urupá e Itapuã do Oeste, sendo que nesta primeira fase, de 3 de outubro a 2 de dezembro serão atendidos apenas os interessados de Ariquemes e São Miguel; e na segunda fase, em março de abril de 2017, os empreendedores dos outros dois municípios. De acordo com os termos deste convênio os comerciantes e pequenos empresários desses municípios participarão de oficinas de trabalho, visando o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios, por meio da disseminação de informações sobre gestão empresarial, consultoria, assistência técnica, serviços financeiros e políticas públicas para o setor, entre outras, fechando assim o ciclo das atividades contempladas por esses convênios.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!