Ação de prevenção contra o suicídio motiva palestra
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pelo menos dois casos de suicídio já foram registrados em Cacoal em 2016. Para evitar que a situação de depressão tenha esse desfecho, uma clínica particular de Cacoal promoverá hoje à noite (22) palestras sobre ‘Doenças Ocupacionais na Profissão’. O evento será realizado em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, que é o mês de prevenção ao suicídio.
O evento terá como palestrantes psicólogas e psiquiatra. A pessoa que sofre de depressão, apresenta sintomas que normalmente seguem uma ordem, que serão seguidas durante as palestras. “Inicialmente a psicóloga irá falar sobre as manifestações físicas por doenças psíquicas, como dores que não passam, problemas estomacais sem motivação, enfim, situações que mostram que alguma coisa não está certo, que seria o início da manifestação da doença. Em seguida, outra psicóloga irá falar sobre a ansiedade e pânico, que são sintomas subsequentes e fecharemos com o psiquiatra falando da depressão”, contou o psiquiatra e palestrante Lourenço Pereira.
O médico salienta que o tema não será encerrado na depressão, pois em seguida será falado sobre a falência psíquica e física total, que é a síndrome do esgotamento profissional. “Todo mundo passa em algum momento pelo esgotamento, mas temos que saber identificar o que é o cansaço normal, e a doença. Queremos fazer com que a população se conscientize, que o tratamento é a melhor opção, pois o que começou com uma dor de cabeça apenas, pode chegar ao ponto da pessoa ter coragem de tentar contra a própria vida”, afirmou o psiquiatra.
O tratamento psiquiátrico é a última esperança de cura para uma pessoa que sofre de depressão. “A pessoa com depressão testa seus limites o tempo todo. Imagine a confusão mental de uma pessoa que consegue chegar na janela do 10º andar de um prédio e pular. Somente uma pessoa que sofre com essa doença sabe o que se passa em sua cabeça”, disse.
CAUSAS
Segundo o médico, as principais causas de suicídio atualmente é que as pessoas não conseguem lidar com o fracasso profissional. “Lidar com o estresse de perder o emprego, de ser fracassado financeiramente, ultimamente são os principais fatores que levam as pessoas à depressão”, explicou.
A palestra será realizada no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), hoje à noite.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!