Uniron promove evento de libras e educação inclusiva
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Uniron sediará nos dias 28 a 30 de setembro, o maior evento na área de Libras da Região Amazônica, o "I Congresso Pan-amazônico de pesquisas sobre libras e educação inclusiva" e o "I Workshop de Libras", com a Dra. Ronice Quadros. O evento ocorrerá das 9h às 22h, no auditório da Unidade Shopping.
Com objetivo de difundir as investigações realizadas pelos pesquisadores da área de Libras e Educação Inclusiva da Região Norte, proporcionando um espaço amplo de discussões a respeito do tema e seu intercâmbio com diferentes campos do conhecimento da (linguística, tradução, educação, psicologia, direito, assistência social e outros), esse evento contará com a presença da Dra. Ronice Müller de Quadros, referência nacional e internacional na área; Tiago Coimbra, intérprete-tradutor de libras e pesquisadores, professores e estudantes da área.
Nesse evento os participantes terão a oportunidade de prestigiar palestras, mesas-redondas, talk-show de Libras, momentos culturais e mais 10 oficinas e ainda 04 mini-cursos relacionados à temática.
Para a coordenadora do curso pós-graduação em Libras e Educação de Surdos da Uniron e presidente da comissão organizadora desse evento, Neide Nascimento, essa nova visão que o evento poderá trazer, promoverá grandes mudanças pra educação atual dos surdos. “Após a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão estamos diante de uma nova perspectiva. Apesar dos avanços, ainda observa-se práticas discriminatórias e dificuldades docentes em procurar metodologias adequadas para o desenvolvimento da educação inclusiva.
Diante deste cenário, verifica-se a necessidade de ações que permeiem propostas pedagógicas, relativas ao âmbito da inclusão educacional em sua totalidade. Assim, para promover a aproximação da comunidade acadêmica com a comunidade externa, a Uniron oferece o curso de pós-graduação em Libras e Educação de Surdos da Faculdade Uniron e o Projeto Café com Libras, que juntos garantem o apoio a este grande evento, em parceria com outras associações, explicou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!