Fecomércio-RO alerta autoridades sobre insegurança no comércio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE, Raniery Coelho, disse nesta semana que os empresários da capital estão vivendo dias de insegurança por causa do aumento dos casos de assaltos, furtos e arrombamento nas empresar do comércio, situação que torna vulnerável toda a população. São inúmera as ocorrências que têm ocorrido nos centros de lojas comerciais da cidade, nos pequenos e grandes estabelecimentos comerciais, trazendo prejuízo não só ao patrimônio de empresários, mas também, em alguns casos, tirando vidas, como o assalto que vitimou um trabalhador do Supermercado Gonçalves da avenida Calama, há um mês, alvejado com tiros por assaltantes.
“Temos conhecimento sobre assaltos, arrombamentos e furtos quase que diários em lojas, mercados, supermercados, e até mesmo de consumidores que frequentam os centros comerciais. O empresário está refém da violência”, comentou o presidente Raniery Coelho, ao citar o assalto ocorrido na terça-feira dentro da da empresa Big Ben da avenida Calama, e a “limpeza” ocorrida na Loja da Tecnocel Celulares da Carlos Gomes, e ainda o assalto ao Supermercado Gonçalves, da Guanabara e da Calama.
Raniery Coelho também chamou a atenção para o nível de sofisticação com o qual um destes crimes de furto ocorreu, o que denota a atuação de grupos criminosos organizados. Numa das lojas saqueadas, os bandidos conseguiram em pouco tempo desarmar sensores e alarmes, roubar o equipamento que armazena imagens do circuito interno de câmeras, arrombar um cofre sem maçarico, quebrar cadeados e retirar miolos de portas sem chamar a atenção de ninguém.
Em vista destes acontecimentos, a Fecomércio e parceiros estarão protocolando uma Carta ao Governador Confúcio Moura e à Secretaria de Estado da Defesa e Cidadania, pedindo apoio e estratégia de segurança imediatos para conter a onda de violência contra pequenos, médios e grandes comerciantes da capital.
No final da manhã de quarta-feira 24.08, a representante da Fecomércio, Cileide Macedo, e empresários da avenida Calama e Carlos Gomes, reuniram-se com o secretário de Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (Sesdec), Antônio Carlos dos Reis, com o diretor-geral de Polícia Civil, Elizeu Müller, e com o subcomandante da Polícia Militar, Clairton Pereira da Silva, para pedir apoio às ações de segurança em todos os centros comerciais de Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!