Até o fechamento desta, o local continuava com impedimento do acesso pela BR 429, e não havia policiamento e nem previsão para encerrar.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um grupo de produtores rurais e moradores de seringueiras fechou hoje cedo a ponte sobre o Rio bananeiras, na BR 429, e o transito de veículos está parado e sem previsão de desobstrução por enquanto. O grupo reivindica a reintegração da posse de suas terras tomadas por invasores da Liga Camponesa Pobre (LCP).
De acordo com os manifestantes a justiça já determinou a ação imediata de realocação do invasores a cerca de 300 quilômetros do local invadido. Eles cobram o Governo do Estado para que determine uma ação da Polícia em conjunto com outras autoridades no local. Disseram que os invasores da LCP estão armados e já chegaram até a atirar contra policiais e uma viatura aérea da PM, impedindo a reintegração.
A Liga dos Camponeses pobres age já a alguns anos em Rondônia, promovendo terrorismo com estratégias de guerrilha, sempre invadindo terras em regiões onde há pouco policiamento e presença do Estado. A situação é tensa e os moradores ficam amedrontados com a ação marginal dos integrantes da LCP.
VEJA TAMBÉM:
Fazendeiros fecham BR e pedem a saída imediata de invasores
Ao ser entrevistado por essa reportagem, o produtor rural que prefere ser identificado apenas por suas iniciais, F.S., desabafa: Infelizmente o LCP quer sangue e não terras. Vieram pra isso e estão prontos. O senhor Confúcio Moura, na segurança da sua residência, no conforto dos seus cafés da manhã e almoço produzido com suor de algum produtor não irá dar a ordem para cumprir a reintegração. Só quem paga uma bola de arame com o trabalho sabe o quanto dói ver uma geração em investimentos destruída por bandidos. Nada pode ser feito. Os ganhos e lucros dos políticos não vem da mesma forma do que os nossos. Infelizmente ele não está nem um pouco preocupado com a fazenda, com o proprietário humilhado e judiado, com a insegurança que sentimos e não sermos donos de nossos coisas. Ele está preocupado com seu mandato. E enquanto ele não "sair" da sua zona de conforto. Nada será feito. Qual país do mundo em que um helicóptero da polícia federal é alvejado e 20 dias após o responsável político pelo estado pede cautela".
Até o fechamento desta, o local continuava com impedimento do acesso pela BR 429, e não havia policiamento e nem previsão para encerrar.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!