LIMPEZA PÚBLICA - Diário Oficial confirma direcionamento em licitação

Embora tenha havido apenas a primeira fase do processo licitatório, a da habilitação das interessadas, está claro que essas duas serão as vencedoras.

LIMPEZA PÚBLICA - Diário Oficial confirma direcionamento em licitação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Apesar de denúncias e alertas, prefeitura leva adiante licitação direcionada a empresas do ES. Denúncias tornadas públicas por meio da imprensa, alertas feitos pelo vereador Alan Queiroz, da tribuna da Câmara Municipal e até mesmo uma nota cifrada publicada no jornal Diário da Amazônia, antecipando quem seria a empresa vencedora da licitação para contratação de empresas para a limpeza pública (coleta de lixo) da capital não foram o suficiente para barrar o direcionamento em curso no processo licitatório, para beneficiar duas empresas do Espírito Santo.

Antes mesmo da licitação já se sabia – e isso foi amplamente denunciado – quem seria a empresa que lideraria um consórcio para vencer a concorrência. A edição do dia 1º de julho do Diário Oficial do município confirmou as suspeitas e evidências. Lá consta como primeiro habilitado o consórcio F & M Serviços Ambientais, formado pela empresa Forte Ambiental e Marca Construtora e Serviços Ltda, ambas de Cariacica (ES). Embora tenha havido apenas a primeira fase do processo licitatório, a da habilitação das interessadas, está claro que essas duas serão as vencedoras.

VEJA TAMBÉM: Na Câmara secretário anuncia licitação para coleta de lixo

Isso porque apenas o consórcio formado pelas duas empresas foi habilitado a concorrer aos cinco lotes do serviço de limpeza. Ainda estão no páreo, além das duas, apenas uma que concorre para operar o incinerador e uma agência de publicidade que concorrer no lote para educação ambiental, dois lotes que representam cerca de apenas 10% do serviço global. As demais empresas foram desclassificadas. O consórcio capixaba conseguiu o impensável: concorrer sozinho numa licitação de R$ 59 milhões, embora uma das desclassificadas, a Loc Ambiental, de Goiás, tenha entrado no recurso ao Tribunal de Contas.

A prosseguir o processo da forma que está, o próximo passo, da abertura dos preços, será mera formalidade, vez que não haverá concorrência neste que é um dos principais quesitos. Curiosamente, apesar das denúncias até aqui comprovadas, órgãos fiscalizadores como Tribunal de Contas e Ministério Público ainda não se manifestaram.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS