Turma de Direito da UNIR realiza julgamento simulado do STF

Turma de Direito da UNIR realiza julgamento simulado do STF

Turma de Direito da UNIR realiza julgamento simulado do STF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acadêmicos do segundo período de Direito da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, sob a coordenação do Prof. Marcelo Xavier, realizaram no dia 27 de junho, segunda-feira, julgamento simulado do MS nº 34.205/DF, no qual Ricardo Pereira de Melo impugna, no Supremo, ato do Excelentíssimo Senhor Presidente em exercício, Michel Temer, que o exonerou do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação - EBC.

No caso real, o Min. Dias Toffoli deferiu liminar para suspender os efeitos do ato impugnado. O caso ainda aguarda julgamento pela Suprema Corte.No julgamento simulado realizado pelos alunos, a ordem foi concedida em votação apertada, 6 x 5, prevalecendo o entendimento de que a legislação que rege a EBC - Lei 11.652/2008 - dispõe expressamente que o mandato do diretor-presidente será de quatro anos, restringindo os casos de destituição da diretoria às hipóteses legais e ao voto de desconfiança de, pelo menos, dois votos do Conselho Curador da entidade. Ficou assentado no julgamento simulado que o poder discricionário do Presidente restringe-se ao momento da nomeação. 

Veja também: Acadêmicos da UNIR conhecem projeto ‘Semeando Sustentabilidade’

A relatora-acadêmica, Thais Lima, votou pela denegação da ordem, tendo sido acompanhada pelos Ministros-acadêmicos Rosana Feitosa, Dimas Moret, Adelayne LIma e Li Yara Batista. Sustentaram, dentre outros argumentos, que a EBC é empresa pública, não se equiparando às autarquias especiais. Abriu divergência o Ministro-acadêmico Carlos Eduardo, tendo sido acompanhado pelos Ministros-acadêmicos Lohana Suckow , Renatha Condeli, Issac Severo, Juliane Campos e pela Presidente Nicole Briglia. A escolha dos Ministros-acadêmicos se deu por sorteio, no dia da sessão.

Atuou como Procurador-geral da República o acadêmico Júlio André; como Advogados os acadêmicos Cleverson, José Lucas, Rodrigo Vinicius, Sebastian Neves e Pedro Avelar; como AGU, os acadêmicos Marina Bento e Gustavo Soares.O trabalho foi marcado pela excelência da atuação dos acadêmicos, proporcionou debate e reflexão sobre tema atual e importante no cenário jurídico e político nacional, além de fomentar a oratória forense e de reafirmar, nos participantes, o estímulo pela escolha do curso de Direito.O julgamento simulado consistiu em uma atividade acadêmica na disciplina de Direito Administrativo I e serviu como sessão preliminar às sessões anuais realizadas ao público externo. 

Segue, abaixo, ementa do julgamento simulado:

“JULGAMENTO SIMULADO – CURSO DE DIREITO – UNIR

MS 34.205/DF - DISTRITO FEDERAL 
Relator(a): Min. Acadêmica THAIS LIMA
Relator(a) p/ Acórdão: Min. Acadêmico CARLOS EDUARDO
Julgamento: 27/06/2016 Órgão Julgador: Tribunal Pleno 

EMENTA – CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC. EXONERAÇÃO DE DIRETOR-PRESIDENTE. PODER DISCRICIONÁRIO. NULIDADE. ORDEM CONCEDIDA. 1. Reveste-se de nulidade por ofensa ao princípio da legalidade a exoneração do diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, tendo em vista o art. 19, §§ 2º e 3º, da Lei 11.652/2008, os quais fixam mandato será de 4 anos, só podendo os membros da diretoria serem destituídos nas hipóteses legais ou se receberem 2 (dois) votos de desconfiança do Conselho Curador, no período de 12 (doze) meses, emitidos com interstício mínimo de 30 (trinta) dias entre ambos. 2. O poder discricionário do Presidente da República restringe-se ao momento da nomeação. 3. Ordem concedida.

Decisão 
O Tribunal, por maioria, concedeu a ordem para determinar a anulação do ato impugnado. Vencidos os Ministros Acadêmicos Thais Lima (Relatora), Rosana Feitosa, Dimas Moret, Adelayne LIma e Li Yara Batista. Presidência da Senhora Ministra Acadêmica Nicole Briglia, 27.06.2016.”
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS