Turma de Direito da UNIR realiza julgamento simulado do STF
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acadêmicos do segundo período de Direito da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, sob a coordenação do Prof. Marcelo Xavier, realizaram no dia 27 de junho, segunda-feira, julgamento simulado do MS nº 34.205/DF, no qual Ricardo Pereira de Melo impugna, no Supremo, ato do Excelentíssimo Senhor Presidente em exercício, Michel Temer, que o exonerou do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação - EBC.
No caso real, o Min. Dias Toffoli deferiu liminar para suspender os efeitos do ato impugnado. O caso ainda aguarda julgamento pela Suprema Corte.No julgamento simulado realizado pelos alunos, a ordem foi concedida em votação apertada, 6 x 5, prevalecendo o entendimento de que a legislação que rege a EBC - Lei 11.652/2008 - dispõe expressamente que o mandato do diretor-presidente será de quatro anos, restringindo os casos de destituição da diretoria às hipóteses legais e ao voto de desconfiança de, pelo menos, dois votos do Conselho Curador da entidade. Ficou assentado no julgamento simulado que o poder discricionário do Presidente restringe-se ao momento da nomeação.
Veja também: Acadêmicos da UNIR conhecem projeto ‘Semeando Sustentabilidade’
A relatora-acadêmica, Thais Lima, votou pela denegação da ordem, tendo sido acompanhada pelos Ministros-acadêmicos Rosana Feitosa, Dimas Moret, Adelayne LIma e Li Yara Batista. Sustentaram, dentre outros argumentos, que a EBC é empresa pública, não se equiparando às autarquias especiais. Abriu divergência o Ministro-acadêmico Carlos Eduardo, tendo sido acompanhado pelos Ministros-acadêmicos Lohana Suckow , Renatha Condeli, Issac Severo, Juliane Campos e pela Presidente Nicole Briglia. A escolha dos Ministros-acadêmicos se deu por sorteio, no dia da sessão.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!