O instrumento considera peculiaridades regionais com o objetivo de promover a diminuição das desigualdades, favorecer a integração fronteiriça e aumentar a riqueza.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para apresentar à população do Vale do Jamari o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (PEDS 2015/2030), a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) realizará mais uma audiência pública, desta vez em Ariquemes, a partir das 8h, da próxima quinta-feira (30), no auditório do Ministério Público.
Elaborado pelos governos do estado e federal, o PEDS se baseia no conhecimento da realidade local e nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, mediante a execução de um conjunto de diretrizes, programas e projetos. O instrumento considera peculiaridades regionais com o objetivo de promover a diminuição das desigualdades, favorecer a integração fronteiriça e aumentar a riqueza.
VEJA TAMBÉM:Comissão dá início a preparação da II edição da Portoagro
Para a secretária executiva regional, Rosiliane Matias, a construção de um plano regional permite evitar os desperdícios e colocar o estado rumo ao desenvolvimento e às melhores oportunidades por meio de gestão eficiente, eficaz e efetiva, consolidando-o no cenário nacional e internacional em condições competitivas.
“Tais premissas básicas servem de referência para o comprometimento dos gestores públicos em suas atuações dentro do território estadual”, ressaltou Rose.
A secretária destacou a importância da participação da população, pois além de conhecer e interagir com o conteúdo do Plano, vão auxiliar o Poder Executivo a instituir a Política Estadual de Desenvolvimento Regional (PEDR), que vai transformar o plano em lei e garantir sua execução, independente de quem esteja na gestão estadual. “Os programas previstos para o Vale do Jamari foram planejados de acordo com as vocações econômicas e sustentáveis da região”, frisou Rose.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!