PVH DIGITAL - Moradores da Zona Leste tem internet grátis
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O projeto Porto Velho Cidade Digital, que proporciona acesso gratuito à internet (wi-fi), chegou à Zona Leste da capital. Ó lançamento foi realizado no sábado (25), em cerimônia na praça do bairro Esperança da Comunidade. No local foi instalado um rádio para captar o sinal de internet emitido pela torre no pátio da Academia de Polícia, na avenida Amazonas. O sinal emitido pode alcançar um raio de até três quilômetros. Também foi instalado um rádio em um poste na praça que permite acessar a internet até 100 metros de distância para qualquer lado.
Bruno Eduardo, coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, representou o prefeito Mauro Nazif no lançamento e conta que o objetivo do projeto é promover a inclusão digital, facilitar o acesso às redes sociais e a comunicação à distância com familiares e amigos sem qualquer custo.
“O Prefeito Mauro Nazif, desde quando foi deputado estadual e depois federal, lutou para colocar em prática um projeto de internet grátis para população da capital. É um ganho grande para todos, inclusive para a juventude. Através de um notebook, celular ou tablete agora é possível realizar pesquisas, acompanhar os serviços realizados pela gestão municipal, ler notícias, fazer trabalhos escolares, entrar nas redes sociais, entre outros, tudo sem qualquer custo algum. Antigamente, as pessoas tinham o acesso gratuito, mas tinha que estar com o IPTU em dia e agora não. Qualquer pessoa pode ter acesso, basta fazer um cadastro”, afirma Bruno Eduardo.
Veja também: TJ integra rede para solucionar conflitos entre consumidor e empresas
O diretor do Departamento de Recurso de Tecnologia da Informação (DRTI), Wilson Koharata, explica que na Zona Leste a torre na Academia de Polícia fica a 800 metros da Praça Nova Esperança e o outro ponto de acesso fica no 6º DP, na Estrada dos Periquitos. "Entre as torres são menos de cinco quilômetros. Desejamos que todos saibam da oportunidade de ter o acesso grátis. Os moradores vão poder ter internet em casa através de uma antena específica. Depois de cadastrado é possível utilizar o serviço em qualquer outro lugar da cidade.
Não foi realizado um projeto inicial adequado no governo anterior quando foram ligados dois pontos de fibra ótica, um no Samu e outro na Semtran. Hoje, remodelamos o projeto e o que antes era de uma tecnologia precária agora foi ampliada tanto em quantidade de pontos de acesso quanto qualidade. Temos, inclusive, uma antena dentro do Mercado Central, patrimônio cultural da cidade”, acrescenta.
Darling Santana Queiroz levou a filha para passear e confirma a qualidade do sinal. “Está ótimo. Eu gostei dessa iniciativa de levar as comunidades um acesso gratuito à internet, fazendo com que todos tenham inclusão no mundo digital”, disse.Durante o evento no sábado, uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Administração orientou as pessoas sobre como se cadastrar para acessar a internet fornecida pelo município.
Confira a lista completa dos pontos em toda a cidade:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!